Décio Lima vai implantar o Orçamento Participativo em Santa Catarina

Além da democratização do orçamento estadual, o candidato petista denuncia o caos atual que vive a saúde no estado e propõe a regionalização do setor

Ricardo Stuckert

Lula com Décio Lima, candidato ao governo de SC, e Bia Vargas (PSB), candidata a vice - Foto: Ricardo Stuckert

O candidato do PT ao governo de Santa Catarina, Décio Lima, reafirmou no início desta semana a sua proposta de implantar o “Orçamento Participativo” no estado, com a participação de todos os prefeitos das microrregiões e representantes dos setores organizados da sociedade civil.

“Orçamento Participativo é o recurso chegando aonde se realmente precisa. Vamos definir junto aos prefeitos das 21 microrregiões e os setores organizados quais serão as prioridades de investimento. O Orçamento Participativo foi um grande exemplo de democracia, em que reunimos moradores, empresários e entidades da sociedade civil para deliberar juntos. Uma experiência de sucesso que vamos repetir no governo do estado”, enfatizou.

Décio Lima lembrou que quando foi prefeito de Blumenau ele implantou com sucesso o modelo de orçamento democrático. Segundo ele, foi a primeira vez na história do município em que as puderam participar da definição e acompanhar as mais de 300 obras, a partir das prioridades que eles mesmos elegeram.

“Tenho certeza que poderei replicar o modelo em Santa Catarina, um Estado que a partir de 2023 passará a ser exemplo para o Brasil no que se refere a participação popular nas tomadas de decisão”, prometeu.

Confira a íntegra do Programa de Governo de Décio Lima (PT) / Bia Vargas (PSB) pela Frente Democrática

Caos na saúde pública

Outra grande preocupação de Décio Lima é com relação à falta de investimento do governo estadual na saúde que, para ele, é o “reflexo da falta de valorização às vidas catarinenses”.

“Não podemos aceitar que mais de 140 mil catarinenses aguardem na fila por uma cirurgia”, denunciou.

Décio Lima acredita que a regionalização da saúde no estado poderá por um fim no caos que o setor vive atualmente no estado.

“Como governador, não sossegarei até acabar com os problemas que atingem a saúde dos catarinenses. Também vou definir, juntamente com a população, as necessidades regionais que precisam ser atendidas. Acredito que a regionalização da saúde é o que pode dar fim ao caos que se vive atualmente. A “ambulânciaterapia” precisa ter fim!”, declarou em suas redes sociais.

LEGADO: Veja as realizações dos governos Lula e Dilma em Santa Catarina

Moradia Popular

E numa comparação do legado dos governos petistas de Lula e Dilma com o que ocorre atualmente em Santa Catarina, diante do desrespeito com que o estado vem sendo tratado pelo governo de Jair Bolsonaro, o candidato petista relembrou os benefícios conquistados em matéria de moradia popular. Segundo ele, o programa Minha Casa Minha Vida, desenvolvido nos governos petistas, entregou mais de 129 mil moradias  e outras 41 mil contratadas em Santa Catarina.

“Isso significou R$3,6 bilhões em subsídios e mais R$ 10 bilhões em financiamentos, beneficiando muitos catarinenses que passaram a ter sua casa própria. É assim que o PT governa, para levar dignidade e qualidade de vida a todos os brasileiros”, destacou Décio.

Décio Lima disputa o governo estadual tendo com a candidata a vice-governadora Bia Vargas (PSB).

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast