Democracia em Rede debate união da esquerda da América Latina

Jovens do Brasil, Chile e Argentina debateram conquistas da última década e a ameaça do retorno à direita

Divulgação

Lula, Néstor Kirchner e Hugo Chávez participam da cerimônia de posse de Evo Morales como presidente da Bolívia em 2006

A ameaça direitista aos avanços sociais possibilitados por governos de esquerda no Brasil, Chile e Argentina foi tema de debate entre jovens dos três países no programa Democracia em Rede desta segunda-feira (4).

O programa, transmitido diariamente pela internet com temas variados relativos à defesa da democracia, é uma iniciativa dos movimentos populares que integram a Vigília Lula Livre, pela liberdade do ex-presidente brasileiro.

O programa Democracia em Rede é transmitido ao vivo diariamente via facebook

Participaram do programa a secretária nacional de Mobilização do PT, Sara Prado, os argentinos Lucia Rabini e Martin Zelosa, e o chileno Rodrigo Pinto. Eles buscaram pontos em comum na luta democrática em seus países. “O momento é de unidade para enfrentar o pior da direita”, disse Rodrigo.

A hora é também de reavaliar erros e acertos dos governos de esquerda, para construir uma agenda para o novo momento político, apontaram os participantes do Democracia em Rede. “É hora de nos reorganizarmos para darmos passos mais firmes, com autocrítica, para evitarmos repetir erros”, disse Zelaya.

Todos os participantes do programa estiveram no Congresso da Juventude do PT, que aconteceu no final de semana em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “No Congresso definimos 13 políticas públicas para os jovens, principalmente nas áreas de segurança, educação e geração de renda”, conta Sara.

O programa Democracia em Rede foi apresentado pelo jornalista Pedro Carrano. A produção é uma parceria entre a Frente Brasil Popular e Povo sem Medo. A transmissão é feita da Casa da Democracia, coletivo que reúne 30 midiativistas do Brasil e do exterior.

Veja como foi o debate:

#AoVivo O programa #DemocraciaEmRede de hoje aborda a intergração latino americana e juventude com ativistas de diferentes países da Latino América que vieram á Curitiba para participar do Encontro Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores : Lucia Rabini, Guilherme Rodri, Martin Zelaya, Sara Prado e Rodrigo PintoAcompanhe!

Publicado por Vigília Lula Livre em Segunda, 4 de junho de 2018

Por Luís Lomba, do Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast