Deputado elogia Pimentel por aderir a plano para impulsionar exportações

Minas é o primeiro estado da federação a aderir ao programa

Governador Fernando Pimentel participa do Lançamento Oficial do PNCE- Palno Nacional da Cultura Exportadora. Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

O deputado Adelmo Leão (PT-MG) elogiou, na quarta-feira (5), o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), por incluir o estado no Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE).

“Trata-se de uma iniciativa estratégica, para impulsionar a economia mineira, gerando empregos e renda no estado, além de ajudar o País a obter divisas e ter mais presença no mercado mundial”, disse o parlamentar.

O lançamento regional do programa foi realizado também na quarta-feira, em Belo Horizonte. Minas é o primeiro estado da federação a aderir ao programa. Durante a solenidade, o governador Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, assinaram memorando de entendimentos que cria o Comitê Gestor do PNCE em Minas. O principal objetivo é ampliar a participação do País no comércio internacional.

Novo modelo – Segundo Adelmo, o governo Pimentel tem dado outra feição a Minas Gerais, rompendo com o modelo tucano que vigorou no estado durante 12 anos e gerou vários problemas, entre eles o caos na segurança pública e um rombo de R$ 7,2  bilhões nas contas do tesouro estadual.

“O PNCE encaixa-se numa estratégia de garantir uma nova projeção do estado na economia nacional, com integração de cadeias produtivas e melhor utilização das potencialidades de Minas’’, disse Adelmo. “Minas Gerais vai dar um salto em seu desenvolvimento com o governo do PT”, disse.

“O ministro, ao escolher Minas Gerais para ser o primeiro estado a instalar o plano, nos dá uma responsabilidade enorme, mas também nos dá uma oportunidade de mostrar que temos condições de enfrentar os desafios que estão postos nos cenários econômico, político e social do Brasil, para sermos uma referência nacional”, destacou Pimentel.

O governador ressaltou a importância de se criar uma governança integrada entre os setores produtivos, poder público e iniciativa privada.

“A ideia do plano vem em uma hora muito apropriada. É importante construir uma governança integrada e atuar naquilo que somos mais fracos no Brasil, que é a capacitação dos agentes exportadores e das empresas produtivas, para melhorar o conhecimento relativo aos mecanismos de acesso aos mercados internacionais e os acordos de preferências tarifárias”, afirmou.

O PNCE foi lançado em 2012 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), quando o ministro era Fernando Pimentel. Em junho deste ano, foi integrado ao Plano Brasil Maior, que tem por meta diversificar as exportações do País.

Do PT na Câmara