Dia de Luta por Lula Livre tem adesão em Portugal e Inglaterra

Deputada portuguesa Joana Mortágua gravou vídeo em apoio a Lula, criticando atuação de Moro. Na Inglaterra, passeata pedia Lula Livre

Comitê Lula Livre UK

Comitê Lula Livre no ato contra visita de Trump ao Reino Unido

Além dos atos que ocorreram por todo o Brasil no Dia Nacional de Luta por Lula Livre, nesta sexta-feira (13), grupos também se mobilizaram em Portugal e Inglaterra, exigindo a liberdade do ex-presidente e condenando a atuação partidarizada de setores do judiciário, especialmente do juiz Sérgio Moro.

Em Portugal, a deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, disse ainda que a ação de Sério Moro para impedir a libertação de Lula foi inconstitucional e política.

“As irregularidade desse processo que fazem de Lula um preso político. Aquilo que aconteceu no final de semana foi mais uma sucessão de episódios dessa longa história de injustiças. Os direitos constitucionais de Lula da Silva, do ex-presidente, foram driblados para impedir que ele tenha o direito de liberdade”, comentou a deputada, em referência ao embate que se deu no TRF-4 no domingo (8).

Joana Mortágua

Deputada Joana Mortágua do Bloco do Esquerda,que assinou carta aberta dos 22 deputados do BE, PCP ,PEV e PS que pedem ao Supremo Tribunal Federal do Brasil que determine a libertação de Lula da Silva. Estava presente ao ato "Dia de Luta pelo Brasil , por Lula Livre", Pça Luís de Camões, Lisboa, PortugalO ato teve transmissão ao vivo pela pagina do Jornalistas Livres: https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/812521638871715/#LulaPresidente #LulaPresoPolitico #OBrasilFelizdeNovo #LulaLivre #LulaSequestradoVídeo: Crédito Bruno Falci

Publicado por Partido dos Trabalhadores – Núcleo Lisboa em Sexta, 13 de julho de 2018

O deputado da Assembleia da República de Portugal, Antônio Filipe, gravou uma mensagem afirmando que “a libertação de Lula da Silva é um dever de todos os democratas, em todo o mundo. A prisão de Lula da Silva faz parte de um golpe que começou com o impeachment sem fundamento da presidenta eleita Dilma Rousseff e continua com a prisão de Lula da Silva, em um processo inacreditável, que viola as mais elementares regras do Estado de Direto”.

Ele destaca que foi “uma condenação sem provas, uma condenação sem direito de defesa, com o cumprimento da pena de prisão sem transitar em julgado a sentença, que seria um princípio do estado de direito democrático. Essa prisão tem um único objetivo, que é procurar afastar Lula da Silva de uma eleição presidencial que ele tem todo o direito de se candidatar”.

Antônio Filipe, deputado da Assembleia da República de Portugal, pelo Partido Comunista Português – PCP, ontem, na Praça Luís de Camões, no ato em apoio ao Lula. Vídeo: Aparecido Lima#LulaLivre

Publicado por Partido dos Trabalhadores – Núcleo Lisboa em Sábado, 14 de julho de 2018

Eles participaram de ato na praça Camões, em Lisboa, que defendeu a liberdade de Lula e denunciou a falta de provas do processo contra o ex-presidente.

#AoVivo de Lisboa, na praça Camões, ato em defesa do Lula e da democracia no Brasil

Publicado por Jornalistas Livres em Sexta, 13 de julho de 2018

Em Londres, o Comitê Lula Livre UK participou da passeata contra a visita do presidente norte-americano Donald Trump ao Reino Unido. No caminho receberam a solidariedade e apoio de vários grupos. O Comitê é formado por brasileiros, latino-americanos, europeus e britânicos.

Comitê Lula Livre no ato contra visita de Trump ao Reino Unido

Comitê Lula Livre no ato contra visita de Trump ao Reino Unido

Comitê Lula Livre no ato contra visita de Trump ao Reino Unido

O Comite Lula Livre UK – Free Lula participou da passeata contra a visita do Trump ao Reino Unido. No caminho recebemos a solidariedade e apoio de vários grupos.O Comite é formado por Brasileiros, Latino-Americano e Europeus!

Publicado por Comite Lula Livre UK – Free Lula em Sexta, 13 de julho de 2018

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast