Dia Nacional de Mobilização, sábado terá atos em todo o país

Mobilização é organizada pelos Comitês Populares em defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato, diretórios do PT e militantes

Ricardo Stuckert

Nota do Psol: "A sociedade não pode aceitar a criminalização sem provas, nem contra Lula, nem contra qualquer cidadão ou cidadã"

O dia 13 de janeiro marca o início da jornada nacional de mobilização em defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato.

Mobilizações serão realizados nas principais cidades do país, com debates, atividades culturais e manifestações de rua.

Em Porto Alegre acontece Aula Pública sobre Estado de Direito com Márcia Tiburi, Gleisi Hoffmann e Manuela D’Avila às 16h, no Parque da Redenção (Parque Farroupilha).

O evento na capital gaúcha também terá atrações culturais e panfletagem. Na data, as entidades que compõem a frente lançam o comitê porto-alegrense pelo direito de Lula ser candidato à presidência.

A programação começa às 15h, com confecção de faixas e cartazes. Após o ato, haverá o show do Bloco da Diversidade.

Em Joinville a professora de Direito Internacional da UFRJ Carol Proner fará uma aula pública em vídeo, ao vivo a partir do Rio de Janeiro, que será veiculada no evento de instalação do Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula na cidade.

Na ocasião a jurista irá apresentar para à sociedade a ausência de provas na fundamentação da sentença, da imparcialidade do magistrado e a ausência da garantia da formalidade processual penal e do próprio Direito. O evento ocorre na Rua Itajaí, 270, a partir das 9h.

O PT de Minas Gerais, junto ao diretório municipal e movimentos sociais lançam o Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato na tradicional Praça Sete, em Belo Horizonte. O ato tem início marcado para as 10h. Também ocorre ato na cidade de São João del-Rei, no centro cultural da UFSJ, a partir das 16h.

No Distrito Federal tem ato na cidade de Ceilândia, marcado para as 10h30, mas com panfletagem a partir das 8h.

No Mato Grosso ocorre Plenária Estadual em defesa da Justiça e da democracia na sede da CUT estadual (Rua São Benedito, 874), a partir das 9h.

Fortaleza (CE) terá o Bloco Tô Com Lula em defesa da Democracia a partir das 9h, com concentração na Praça do Carmo.

Na Paraíba, em João Pessoa, será realizada uma Aula Pública em defesa da Democracia e lançamento dos Comitês Populares Pelo Direito de Lula ser Candidato, com a presença de Lindbergh Farias. O evento ocorre às 17h30 na Praça da Paz.

O PT da cidade de São Paulo faz o lançamento de Comitê Popular em Defesa da Democracia e de Lula a partir das 11h, no diretório municipal (Rua Asdrúbal do Nascimento, 226)

Também haverá ato no Diretório Nacional do PT (Rua Silveira Martins, 132), onde haverá lançamento do Comitê Nacional, com grafite, sarau, batucada e samba, a partir das 14h.

Na cidade de Guarulhos (SP) ocorre a inauguração do 1o Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia a partir das 10h, na rua Túlio Brancaleoni, 192.

Em São Luis ocorre o lançamento do Comitê Estadual do PT em Defesa do Lula e da Democracia nia 13/01, a partir das 10h, na sede do PT (Rua Acapuz, Qd. D, Casa 26), Cohafuma.

Segundo o presidente do PT do Maranhão, Augusto Lobato, a programação ainda conta com ato Político em Defesa de Lula, feijoada, ato de filiação e lançamento da campanha de arrecadação do partido.

Em Pernambuco, no Dia Nacional de Mobilização Recife terá adesivaço e panfletagem nas feiras, praias e mercados. Em Olinda, a partir das 16h ocorre o lançamento da Troça Carnavalesca Sapo Barbudo, na Praça do Carmo.

Em Roraima, na cidade de Caroebe, ocorre a criação de outro Comitê Popular em Defesa da Democracia de Lula e Dilma, a partir das 15h.

Muitos outros atos ainda estão previstos para o dia 13. Confira na nossa agenda!

Da Redação da Agência PT de notícias