Dilma: Brasil trabalha por ambiente favorável à indústria

A presidenta participou da inauguração da fábrica da Jeep em Goiana (PE), nesta terça-feira (28)

GOIANA - PE, 28/04/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante Cerimônia de Inauguração do Polo Automotivo Jeep. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta terça-feira (28), durante inauguração do Polo Industrial do Grupo Fiat Chrysler, em Goiana (PE), que o governo trabalha para oferecer um ambiente favorável para a expansão industrial.“O Brasil vai continuar trabalhando para criar um ambiente de negócios cada vez mais favorável à indústria brasileira em geral e à indústria automobilística. Todas as empresas são muito bem-vindas, seja para instalar fábricas, para expandir unidades já existentes”, afirmou.

Sem ignorar a fase de desaceleração que o país enfrenta, a presidenta reafirmou o compromisso em garantir o crescimento da demanda, produção e do desenvolvimento social e regional do país. Para isto, Dilma reforçou a defesa dos ajustes fiscais, que classificou como “conjunturais e necessários”.

“Nós estamos determinados a implementá-los. E, conjuntamente com eles, a implementar as condições para garantir a expansão, não só da nossa infraestrutura, mas também, do mercado e da indústria automobilística”, declarou.

Durante discurso, Dilma ficou emocionada ao lembrar, com “grande orgulho e satisfação”, que participou ainda como ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República das tratativas da criação do polo.

A presidenta também saudou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador  Eduardo Campos, falecido em 2014. “Dois nordestinos comprometidos com o desenvolvimento de Pernambuco. Um passo ousado como esse, de instalar aqui em Goiana a mais moderna planta industrial do Grupo (Fiat Chrysler), expressa sua confiança nos rumos do país”,  ressaltou.

Dilma reforçou que a fábrica é um exemplo concreto do compromisso com o desenvolvimento regional e desenvolvimento social, e destacou a importância do empreendimento para a geração de emprego e crescimento do estado.

“A capacidade do povo nordestino e pernambucano, qual seja, de ser responsável por 80% do emprego, da mão de obra que é utilizada aqui, o que demonstra que nosso país tem uma imensa qualidade na sua força de trabalho”, disse.

Estudo realizado pela consultoria Ceplan projeta que, em 2020, o Polo Automotivo Jeep vai contribuir com 6,5% do PIB de Pernambuco. Será uma curva ascendente, considerando que já em 2015, primeiro ano de operação, terá participação de 2,5% no conjunto de riquezas produzidas dentro do Estado. Essa geração renda será feita predominantemente com o emprego de mão de obra local, o que significa que produzirá efeitos sociais positivos.

Complexo Portuário de Suape – A presidenta lembrou a importância do Porto Supae para o estado nos últimos 12 anos. “Eu destaco a importância de  Suape como polo naval, sim como polo naval, que se transformou baseado na politica de adoção do conteúdo local, porque não existia um estaleiro como o estaleiro Atlântico Sul aqui nesta região”, afirmou.

De acordo com Dilma, foi concedida licença prévia pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco para o trecho entre São Lourenço da Mata e Suape do Arco Metropolitano, o chamado trecho sul do arco.

Indústria Petroquímica – A refinaria Abreu e Lima também foi citada pela presidenta como importante para o desenvolvimento da indústria petroquímica na região. “Sua importância vai muito além do aumento da produção de diesel no Brasil. A existência dessa refinaria vai permitir a implantação de um polo industrial de excepcional localização”, disse.

A fábrica Jeep ocupa uma área de 260 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 250 mil veículos por ano.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast