Dilma garante energia ao Nordeste

Medida provisória renova contratos da Chesf com grandes consumidores, a concessão da usina de Sobradinho e cria o Fundo de Energia regional

 Medida provisória (nº 677/2015) encaminhada pela presidenta Dilma Rousseff ao Legislativo garante o fornecimento de energia da Companha Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) ao Nordeste por pelo menos mais três décadas. A Chesf é subsidiária da estatal Eletrobrás.

A medida prevê a criação do Fundo de Energia do Nordeste (FEN), com participação da própria Chesf, e duas prorrogações: a da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (operada pela Chesf) por mais 30 anos, a partir de 2022; e o contrato de suprimento da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) com a indústria eletro-intensiva nordestina, por mais 22 anos, até 8 de dezembro de 2037.

Esses contratos atendem, entre outras empresas, gigantes como Vale, Gerdau, Paranapanema, Braskem (sociedade entre Odebrecht e Petrobras), Dow e Ferbasa.

O objetivo do FEN é assegurar verbas para implantação de empreendimentos no setor elétrico que garantam o atendimento futuro desses mega-consumidores, Os contratos renovados pela MP venceriam em uma semana, no dia 30 de junho.

Esse segmento da indústria consome muita energia – cerca de 30% da produção nacional – e atua na linha de produção de produtos de aplicação em grande diversidade de setores, como alumínio, aço, petroquímica, papel e celulose, entre outras. Com isso, são responsáveis pela geração de empregos em boa parte da cadeia produtiva do país.

O despacho presidencial esclarece que o fundo será criado e administrado por instituição financeira controlada pela União, direta ou indiretamente. Para prover fundos ao FEN, a medida autoriza atualização das tarifas da Chesf em 22,5% a ´partir de 1º de julho. .

Os recursos serão revertidos ao Nordeste na proporção de 50%. A outra metda vai para as demais regiões do país, desde que em fontes com preços inferiores aos praticados na região Nordeste.

 Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast