Dilma prevê crescimento da economia no 2º semestre

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (29), em visita à Bahia, que espera uma recuperação do crescimento da economia no próximo semestre, ao comentar o resultado das contas nacionais…

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (29), em visita à Bahia, que espera uma recuperação do crescimento da economia no próximo semestre, ao comentar o resultado das contas nacionais do trimestre passado, divulgado nesta sexta-feira (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “O Brasil tem todas as condições para ter uma grande retomada, porque estamos criando essas condições”, explicou.

Ela citou, como exemplo das ações, a ampliação da capacidade produtiva brasileira e os investimentos em infraestrutura e em educação.De acordo com dados  divulgados na sexta, o Produto Interno Bruto (PIB) retraiu 0,6% no segundo trimestre, se comparado aos primeiros três meses desde ano.

A presidenta ressaltou que apenas três países conseguiram ter bons resultados no segundo trimestre deste ano: China, Estados Unidos da América e Reino Unido. “Nos demais países, você tem uma redução drástica do crescimento, inclusive na América Latina se verifica isso”, explicou.

 

Reformas – A presidenta voltou a defender a Reforma Federativa como forma de aumentar a competitividade e reduzir a burocracia no País. “Nós temos de criar um Brasil sem burocracia e também sem custos elevados, por isso que nós viemos, apesar de algumas críticas, perseguindo sistematicamente a redução de impostos”, declarou Dilma.

Além disso, Dilma falou sobre a importância da Reforma Política, por meio de um plebiscito popular. Para ela, o Brasil moderno de hoje não pode ter uma estrutura política de 20 anos atrás. “O Brasil precisa de atualizar a sua governabilidade e a reforma política é condição”, defendeu.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast