Dilma reúne ministros e cobra mais mobilização dos brasileiros contra o Aedes

OMS decretou que a disseminação da zika e a ligação do vírus com casos de microcefalia são uma questão de emergência de saúde pública internacional

Foto: Lula Marques/Agência PT

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu, na tarde desta segunda-feira (1), com os 31 ministros de Estado e com os presidentes de autarquias e bancos públicos. O encontro faz parte de um chamamento contra a microcefalia e contra o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, do chikungunya e do vírus zika.

Na manhã desta segunda, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a disseminação da zika e a ligação do vírus com casos de microcefalia são uma questão de emergência de saúde pública internacional.

O ministro explicou que Dilma encarou a decisão da OMS de forma “positiva”. “A reação da presidenta em relação a decisão da OMS é positiva no sentido de que é mais um órgão de respeitabilidade absoluta que alerta para o perigo de um novo vírus, que encontrou no mosquito um meio transmissor”, explicou. 

De acordo com Jaques Wagner, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, receberá uma equipe dos Estados Unidos para estabelecer um processo de colaboração para a produção de uma vacina contra o zika. O tempo estimado para que o medicamento esteja disponível é de 3 a 5 anos. 

O ministro da Casa Civil reforçou que, enquanto a vacina não fica disponível, é preciso que a população se conscientize e mobilize contra o mosquito transmissor.

“É uma vigilância que cada pessoa tem que fazer em casa, no prédio, no trabalho, pelo menos uma vez por semana”, cobrou Jaques Wagner.

De acordo com o ministro, a reunião serviu para fazer um “chamamento interno”. Além disso, ele explicou que o “Correios” deve apoiar, com os mais de 120 mil funcionários, a conscientizar a população.

“A única forma de lutar contra o mosquito é contaminar a consciência de todos de que essa é uma tarefa que não passa só pelo serviço público”, explicou.

Jaques Wagner ainda relembrou outras iniciativas do governo federal, como a distribuição de larvicidas e da campanha de conscientização nos canais oficiais e na imprensa. O ministro informou que, no dia 13 de fevereiro, haverá mobilização das Forças Armadas contra o mosquito e no dia 19 do mesmo mês, uma campanha da Educação, na volta às aulas.

A ideia é que a presidenta Dilma faça reuniões constantes para acompanhar a situação da microcefalia e do zika vírus. Segundo ele, Dilma gravou, nesta segunda, um pronunciamento a ser divulgado em rede nacional sobre a campanha contra o mosquito transmissor. 

Para ampliar a capacidade de combate ao mosquito, o governo editou a Medida Provisória nº 712. O texto, publicado nesta segunda, amplia os poderes das autoridades de saúde de âmbito federal, estaduais e municipais no combate ao mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. 

A Medida Provisória traz, como uma das novidades, a possibilidade de ingresso forçado em imóveis públicos e privados considerados abandonados ou em situação de ausência do responsável.

Mensagem ao Congresso – O ministro da Casa Civil afirmou que a presidenta Dilma abordará, na mensagem que será encaminhada ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (2), a mobilização contra o mosquito. Ele não descartou a hipótese de que a presidenta leve, pessoalmente, o documento aos parlamentares.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast