Dilma: Trabalhador vai “pagar o pato” pelo desmonte da Previdência

Nass redes sociais, a presidenta eleita afirmou que as propostas do governo golpista para a Previdência comprometem direitos dos brasileiros

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O desmonte da Previdência Social, iniciado já nos primeiros dias do governo golpista de Michel Temer (PMDB), compromete os direitos dos brasileiros, afirmou a presidenta eleita Dilma Rousseff, durante bate papo nas redes sociais, nesta sexta-feira (20).

Ao responder uma pergunta de internauta sobre as medidas anunciadas pelo governo golpista de alterar as regras para atuais segurados da Previdência, Dilma garantiu que é o trabalhador quem vai pagar a conta.

Para Dilma, o mais grave com o fim da Previdência será sentido pelo povo. “O desmonte da Previdência certamente vai dificultar muito o acesso da população aos serviços que ela presta e, portanto, aos seus direitos”.

Segundo a presidenta eleita, a forma de fazer as mudanças necessárias na Previdência é por meio do debate entre entidades de trabalhadores, empregadores e governo, como ela vinha fazendo em seu governo.

“Hoje, quem ganha uma aposentadoria com o piso previdenciário tem garantida a vinculação com o salário mínimo, ou seja, quando o salário mínimo sobe, sobe a aposentadoria. 70% de todos os aposentados do País estão nessa condição. Se esse governo provisório fizer essa desvinculação, as pessoas mais pobres do País, que trabalharam a vida inteira, vão perder uma parte da sua renda. Vão perder o que hoje é uma conquista, o que é um retrocesso imperdoável”, afirmou Dilma.

Ao lado da presidenta durante o bate papo, o ministro da Previdência de seu governo, Carlos Gabas, também respondeu às perguntas.

“Enquanto os homens ficarem deitados no sofá, enquanto as mulheres ficarem em pé na pia, precisamos manter a diferença na idade e no tempo de contribuição para a aposentadoria das mulheres. Essa é minha opinião”, afirmou, ao responder sobre a diferença de idade para aposentadoria entre homens e mulheres.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast