Dilma vai à Olimpiada do Conhecimento, na qual maioria é do Pronatec

A presidenta Dilma Rousseff visitou nesta quarta-feira (3) a oitava edição da Olímpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG), o maior evento de educação profissional das américas, que serve como avaliação…

A presidenta Dilma Rousseff visitou nesta quarta-feira (3) a oitava edição da Olímpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG), o maior evento de educação profissional das américas, que serve como avaliação do ensino técnico do Brasil. A maioria (82%) dos 726 competidores são alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego). Dilma visitou o Festival de Robótica, onde assistiu a duas simulações de competição.

Para uma plateia de 120 empresários, reunidos no evento, ela defendeu o Pronatec e as políticas de incentivo para a  indústria, como o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) e incentivos tributários para compra de veículos. “Eu gostaria que o Brasil estivesse crescendo em um ritmo mais acelerado, mas imagina o que teria acontecido se não tivéssemos tomado essas medidas. Eu acho que protegemos as condições de ter um futuro na nossa indústria”, disse.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, fez elogios às políticas de incentivo ao ensino técnico. “[A olimpíada] mostra como os jovens estão se preparando para participar do desenvolvimento do país, não só na indústria, mas jardinagem, cuidadores de idosos. Em diversas atividades temos jovens participando, estudando e se interessando pelo ensino técnico e tecnológico”, disse Andrade.

Os competidores mais bem colocados nessa etapa nacional concorrem a vagas na competição internacional, World Skills, que ocorrerá em São Paulo no ano que vem. “O Pronatec é uma importante agenda de construção de cidadania no país”, diz Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Participam alunos de até 21 anos que tenham cumprido 400 horas, pelo menos, de cursos de aprendizagem, qualificação industrial ou formação técnica de nível médio. Para chegar a esse nível os alunos precisam se destacar durante as aulas. Para a competição eles passam por um treinamento específico e participam de torneios estaduais.
Durante os quatro dias de prova, os competidores desempenham tarefas comuns às que enfrentariam no dia a dia das empresas, com prazos e padrões internacionais de qualidade de 58 ocupações técnicas, sendo 48 da indústria, sete do setor de serviços e três da agropecuária.
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) ampliou expressivamente a oferta de educação profissional e tecnológica. Em 2002, existiam 140 escolas técnicas no país. Entre 2003 e 2014 foram construídas e estão funcionando mais 422 escolas técnicas federais.
Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast