Dirigente do Partido Comunista chinês vai ao PC do B falar sobre economia

Liu Jiayi explicou sobre relações internacionais, bem-estar social e como o país asiático pretende se desenvolver de forma sustentável nos próximos anos.

Mais de 100 pessoas lotaram o auditório do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em São Paulo, para assistir à palestra do sub-secretário-geral da Conferência Política Consultiva da China, Liu Jiayi. O dirigente discursou (em chinês, com auxílio de tradutor) por mais de uma hora e respondeu a perguntas do público.

A conferência se baseou em crescimento econômico, cooperação internacional e como a China pretende se desenvolver entre 2016 e 2020 com mais qualidade de vida à população. Um tema recorrente foi sobre as cooperações comerciais que o país pretende estender com outras nações – incluindo o Brasil – para buscar uma relação internacional cada vez mais saudável e inteligente.”A China está mais aberta para a cooperação internacional. Também pretendemos apoiar projetos da juventude, as micro-empresas e investir em tecnologias verdes. É importante crescer, mas é fundamental incluir cada vez mais pessoas no caminho do desenvolvimento”, afirmou.

Para o secretário-geral da Fundação Maurício Grabois, Augusto César Buonicore, as declarações de Liu Jiayi mostram uma visão mais humana e inclusiva da China para o futuro. “Não dá para crescer 10% ao ano para sempre. A China está preferindo buscar taxas de crescimento entre 6,5% e 7% mas ter seu povo mais feliz. O ‘baixo crescimento’ atual faz parte dessa estratégia”, analisou Buonicore.

O evento foi organizado pelo PT, PCdoB, Fundação Maurício Grabois e Fundação Perseu Abramo.