Economista Marcio Pochmann é nomeado presidente do IBGE

“Nesta nova dimensão, as informações e a soberania dos dados se transformam em ativos incomparáveis, pela sua singularidade para impulsionar o futuro desta e das próximas gerações do Brasil”, afirmou Pochmann, em nota

Divulgação

A nomeação de Marcio Pochmann no IBGE foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (8)

O economista e ex-presidente do Instituto Lula, Marcio Pochmann, foi nomeado, nesta terça-feira (8), presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A indicação foi publicada no Diário Oficial da União. Considerado um dos maiores economistas ligados ao desenvolvimentismo nacional, Pochmann assume o IBGE com o desafio de reestruturar o instituto, após anos de sucateamento pelo governo Bolsonaro.

Em nota divulgada em seu perfil no Twitter, o economista agradeceu a confiança do presidente Lula e reafirmou o papel fundamental do IBGE no projeto de reconstrução do país. “Sabidamente, o enfrentamento da pobreza e da desigualdade é uma das principais missões do nosso presidente Lula, estendendo essa tarefa ao seu governo e equipe”, escreveu Pochmann.

“A todos esses, sob o norte estabelecido pelo Presidente da República, eu agradeço o apoio generoso e estímulo, e ofereço, desde logo, o melhor que posso contribuir”, destacou.

“Nesta nova dimensão, as informações e a soberania dos dados se transformam em ativos incomparáveis, pela sua singularidade para impulsionar o futuro desta e das próximas gerações do Brasil”, ressaltou, ainda, o economista.

Recentemente, ao comentar a indicação de Marcio Pochmann para o IBGE, o presidente Lula falou sobre as qualidades técnicas do economista. “É um dos grandes intelectuais desse país”, elogiou. “É um rapaz extremamente preparado. Esse rapaz, eu escolhi ele porque eu confio na sua capacidade intelectual, é um pesquisador exímio”, disse Lula.

Leia abaixo a íntegra da nota de Marcio Pochmann sobre sua nomeação.

Em registro a todas as manifestações por minha indicação para a presidência do IBGE, e, nesta terça-feira, 8, minha nomeação:

É uma grande honra receber o chamado do presidente Lula para contribuir com o governo de seu terceiro mandato, por meio do IBGE, instituição revestida de papel estratégico para o desenvolvimento do Brasil, e que acumula quase 90 anos de excelente atuação realizada por competente e consistente corpo de servidores públicos.

Estou feliz em poder me somar e colaborar diretamente, assumindo missão de enorme responsabilidade junto à ministra Simone Tebet, nos marcos de um novo quadrante da história do nosso país. Sob o comando da ministra, o planejamento assume centralidade ante um novo Brasil, que emerge desafiado pelo inédito potencial da Era Digital.

Nesta nova dimensão, as informações e a soberania dos dados se transformam em ativos incomparáveis, pela sua singularidade para impulsionar o futuro desta e das próximas gerações do Brasil. É neste marco temporal que eu agradeço sinceramente aos que acompanham a minha trajetória de envolvimento permanente nas lutas democráticas e transformadoras da sociedade brasileira. Os estudos e pesquisas proporcionaram-me oportunidades de conhecer de perto todas as regiões do país, em especial as áreas mais dependentes de políticas voltadas à superação do subdesenvolvimento e dependência externa, combate à fome, pobreza, desigualdade, desemprego, violência e iletramento.

O resultado desse sistemático empenho, lavrado ao longo de vasto tempo, se apresentou em diversos projetos e experiências que se entrelaçaram em um esforço fundamental para o desenvolvimento de políticas de geração de emprego e renda, combate à miséria e às iniquidades socioeconômicas e regionais do país. Sabidamente, o enfrentamento da pobreza e da desigualdade é uma das principais missões do nosso presidente Lula, estendendo essa tarefa ao seu governo e equipe. A todos esses, sob o norte estabelecido pelo Presidente da República, eu agradeço o apoio generoso e estímulo, e ofereço, desde logo, o melhor que posso contribuir.

Cabem agradecimentos a todos que fazem da atividade política, e que atuam à frente das Instituições da República, o espaço de legitimação da vida pública em prol de interesses maiores da sociedade e do país. Nessa senda de imensa relevância, agradeço também ao Congresso Nacional, em nome dos presidentes Rodrigo Pacheco e Arthur Lira; ao Poder Judiciário, em nome da presidenta do STF, ministra Rosa Weber, e ao conjunto dos responsáveis pelas unidades federativas, bem como às iniciativas internacionais de protagonismo emblemático para o nosso país em sua inserção soberana no contexto global, como sobressai particularmente o BRICs, o que faço em nome da presidenta do NDB, Dilma Rousseff.

Em vista da minha trajetória de militante que sempre confiou na vida democrática e no papel insubstituível dos partidos políticos para a construção do futuro com desenvolvimento, justiça e equidade, agradeço ao Partido dos Trabalhadores, em nome da presidenta Gleisi Hoffmann.

E, na condição de homem público, convocado a exercer papel relevante, assumindo a direção de uma verdadeira e paradigmática INSTITUIÇÃO DE ESTADO, devoto um especial agradecimento aos que sonham com um Brasil amplamente democrático, desenvolvido, soberano, sustentável e justo.

Entusiasma-me a tarefa de estar à frente de honrosa e desafiadora missão, para que juntos possamos conhecer ainda mais todos os dados do nosso Brasil, traduzindo e transformando-os em políticas públicas cujos resultados apontem soluções dos desafios de curto, médio e longo prazo.

Do idealizador do IBGE, o advogado e estatístico Mário de Freitas, duas frases especiais a me inspirar: “Faça o Brasil a estatística que deve ter e a estatística fará o Brasil como deve ser” e “Conhecemos para prevermos, e prevemos para provermos”.

Abraço fraterno e solidário. Seguimos juntos.

A data e local da posse serão divulgados em breve. Até lá!

Marcio Pochmann

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast