Edegar Pretto representa Lula e a força popular para governar o RS

Filho de agricultores e deputado estadual no terceiro mandato, candidato do PT ao governo combina vivência no campo com formação em Gestão Pública

Ricardo Stuckert

Lula e Edegar Pretto

O resgate do Modo Petista de Governar, com gestão transparente, participação popular, combate à fome e oferta de serviço público de qualidade, compõe o eixo central da candidatura de Edegar Pretto a governador do Rio Grande do Sul pelo PT. O líder do Time do Lula no Estado combina a força do campo e da agricultura familiar com a formação universitária em Gestão Pública para atrair os 8,6 milhões de eleitores gaúchos.

A inspiração de Edegar vem de casa e do partido. Filho de uma família de agricultores, seu pai, Adão Pretto (falecido em 2009), foi um dos fundadores do MST e deputado federal pelo PT por 5 mandatos (1991 a 2006), período em que se notabilizou pelo enfrentamento da bancada ruralista na Câmara, em defesa da agricultura familiar.

No partido, as principais referências de Edegar são Olívio Dutra, o candidato a senador do Time do Lula que revolucionou o Estado como governador (1999-2002), Tarso Genro, que foi prefeito de Porto Alegre, ministro de Lula (Educação, Relações Institucionais e Justiça) e segundo governador gaúcho do PT (2011-2014), numa gestão marcada pela redução das desigualdades e combate à fome, e Dilma Rousseff, presidenta da República que deu continuidade ao legado de Lula no Planalto.

LEIA MAIS: Conheça o Time de Lula na Região Sul

Nascido em Miraguaí, município da região de Celeiro, Edegar Pretto se apresenta como “um político que veio do cabo da enxada”. Militante em defesa da reforma agrária desde a juventude, se formou em Gestão Pública e exerce o terceiro mandato como deputado estadual, tendo sido o mais votado no Estado. Ex-presidente da Assembleia Legislativa, é autor da Lei da Agroindústria Familiar (Susaf), que ajudou a trazer alimentos saudáveis e acessíveis do campo para as cidades do Rio Grande do Sul.

É também coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que durante a pandemia, com a campanha Máscara Roxa, transformou 1.500 farmácias de 6 grandes redes em espaços oficiais para recebimento de denúncias de violência.

Na campanha ao governo, Edegar Pretto, lançou em julho o manifesto “Carta de Palavra e Compromisso com o Rio Grande”, em que apresenta como prioridades de governo o combate à fome e à miséria e investimentos na saúde e educação pública e de qualidade. Além dele e Olívio Dutra, o documento foi assinado pelo candidato a vice-governador Pedro Ruas (Psol).

Conheça os sete eixos do Plano de Governo Edegar Pretto Governador

Na convenção que oficializou seu nome para disputar o governo pela Frente da Esperança — Fé Brasil, que engloba a Federação PT/PCdoB/PV e a Federação PSOL/Rede, Edegar Preto antecipou como será sua gestão. “Eu serei governador e nenhum pai, nenhuma mãe, vai dormir de noite preocupado se vai ter comida para os filhos no dia seguinte. Nós vamos trabalhar muito para garantir que não falte o básico para nossa gente. Atenção, companheiros da agricultura familiar, assentados da reforma agrária: o Estado será o maior cliente da comida que vocês vão produzir”, garantiu.

No Rio Grande do Sul, o PT indicou 26 nomes para o cargo de deputado federal, 8 deles mulheres. A Câmara dos Deputados tem 31 vagas destinadas ao Estado. Para disputar as 55 vagas da Assembleia Legislativa, o partido tem 48 candidaturas, sendo 17 mulheres.

Confira abaixo a lista completa, com nomes e números, dos candidatos do Time do Lula no Estado do Rio Grande do Sul:

TIME DO LULA RIO GRANDE DO SUL