Edinho: livro recupera luta de Araraquara, com base na ciência, contra a Covid

Prefeito petista fala sobre sua experiência frente à tragédia que se abateu sobre o país, e que teve a cidade paulista como modelo de enfrentamento à doença

Reprodução/Vídeo TvPT

Prefeito de Araraquara, Edinho Silva,mostra o livro de sua autoria sobre as lutas da sua cidade, durante entrevista no Jornal PT Brasil

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT) lança nesta segunda-feira (13), em São Paulo, o livro “Uma cidade na luta pela vida – Da pandemia ao 8 de janeiro” (Alere Editora), onde ele descreve os desafios como gestor e liderança política diante do combate à pandemia de Covid-19 e dos ataques golpistas de 8 de janeiro.

Entre 2021 e 2022, coube ao prefeito Edinho Silva liderar a saga de uma cidade que lutou contra a pandemia e se tornou um modelo de enfrentamento à Covid-19. Araraquara foi a primeira cidade a implantar o chamado lockdown para frear a contaminação da doença.

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, nesta segunda-feira, Edinho Silva, que está em seu quarto mandato à frente da prefeitura, falou sobre o lançamento da obra e também sobre o Modo Petista de Governar.

Sobre o enfrentamento à pandemia de Covid-19, Edinho descreveu o fato como uma das maiores tragédias da humanidade. “Nós enfrentamos do final de 2019 até o início de 2022 a maior tragédia humanitária da nossa história. No livro, eu recupero toda a experiência de Araraquara na construção de políticas públicas que fizeram com que tivéssemos condições de enfrentar essa tragédia da pandemia de Covid-19, que foi uma das maiores da história brasileira, com certeza, e também uma das maiores da história da humanidade”, revelou Edinho.

“Mais de 700 mil brasileiros e brasileiras perderam a vida e a responsabilidade de enfrentar de forma direta a pandemia estava com os municípios”, afirmou.

Assista a íntegra da entrevista no Jornal PT Brasil 

Edinho Silva destacou as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais frente a uma situação grave inédita. “Imaginem o que é um prefeito se posicionar diante de algo do qual nenhum de nós tinha experiência, nenhum gestor municipal ou os governadores tinha experiência e a forma como o governo Bolsonaro enfrentou a pandemia também foi trágica, com o negacionismo e a desorganização da sociedade”.

“Araraquara enfrentou isso dialogando com a ciência, ouvindo os pesquisadores, sanitaristas, profissionais da saúde que tinham acumulado alguma experiência olhando o cenário internacional. Nós adotamos o distanciamento social desde o início, adotamos a utilização de máscaras, democratizamos ao máximo a testagem porque se você vai enfrentar um inimigo que é invisível só tem uma forma de identificar esse inimigo que é testando. Nós adotamos tudo aquilo que a ciência mandou adotar. E qual foi a contrapartida que nós recebemos? Ataques virulentos do Bolsonaro que atacava sistematicamente a cidade de Araraquara, que era antagônica a tudo aquilo que defendia. Eu recupero tudo isso neste livro que estamos lançando”, ressalta.

Outro fato emblemático narrado na obra de Edinho Silva que envolveu Araraquara e também marcou a gestão do prefeito petista ocorreu em 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, o recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva visitavam Araraquara em solidariedade a outra tragédia, desta vez com relação às chuvas torrenciais que atingiram a cidade. Naquele dia, o presidente Lula foi informado e acompanhava os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e tomava as medidas de resistência à tentativa de golpe de Estado promovido por radicais bolsonaristas.

O livro também terá seu lançamento em Brasília no próximo dia 21 de novembro, no Villa Rizza (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 – Asa Sul).

Modo Petista

Durante a sua participação no programa Jornal PT Brasil, o prefeito Edinho Silva abordou também a importância e as prioridades do Modo Petista de Governar implementado pelas administrações do PT.

“Eu sempre digo que o Modo Petista de Governar é um desafio, por mais que tenhamos diretrizes, que são históricas, nós sempre temos que entender que as políticas públicas que dão identidade a uma administração do PT têm que ser interpretadas conceitualmente a serem adaptadas à realidade de cada município. Algumas diretrizes são fundamentais. Primeiro, a participação popular, o PT jamais poderia abrir mão ou fazer concessões a isso porque ela está na essência da nossa concepção democrática, de fazer gestão dialogando com a sociedade e utilizando da participação popular como um instrumento de organização social e de democratização da estrutura de poder”, disse.

Ouça a entrevista na Rádio PT:

Outra prioridade do Modo Petista de Governar, na visão de Edinho, é a  economia solidária e social que, para ele, “é fundamental porque também dá identidade para aquilo que para nós é um diferencial, ou seja, porque nós acreditamos em uma sociedade onde seja possível gerar riqueza onde não necessariamente se tenha a submissão do trabalho. Então, eu penso que a economia solidária, o cooperativismo, também deve ser uma das marcas centrais dos nossos governos”.

Outro eixo central do Modo Petista para este século 21, na opinião do prefeito de Araraquara, é a incorporação da questão da sustentabilidade, a questão ambiental, que hoje é um dos grandes desafios da humanidade. “O Partido dos Trabalhadores tem que provar na prática, e nós somos capazes disso, que é possível produzir riqueza sem agredir a natureza. Assim como também, no século 21, é impossível pensar em políticas públicas de sustentabilidade sem pensar no bem-estar animal.Tanto as bandeiras da sustentabilidade como da proteção dos animais devem ser bandeiras da esquerda, que sempre defendeu a existência de um mundo equilibrado, social e economicamente”, enfatiza Edinho.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast