Educação em Uberlândia é reconhecida como a melhor de Minas

Petista antecipa meta do Plano Nacional de Educação e zera déficit de vagas para crianças de 4 e 5 anos; bisneto de dona Terezinha é um dos beneficiados

Aos 78 anos, dona Terezinha Alves Moreira se enche de orgulho ao contar que, de segunda a sexta-feira, sua rotina é buscar o bisneto Miguel Martins Moreira, três anos, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) do Jardim Planalto, em Uberlândia (MG). Como a mãe da criança trabalha em uma empresa de telemarketing, pela manhã Miguel fica sob os cuidados da bisavó. “Aproveito a tarde para ajeitar as coisas da casa e descansar, porque já estou velha, tenho reumatismo, tomo remédio para pressão e às vezes não tem mais nada para fazer”, conta.

Assim como a dona Terezinha, esta é a realidade de muitas famílias em Uberlândia que têm os seus filhos matriculados em uma das 117 escolas do município. Depois de assumir a administração da cidade, em 2013, com um déficit de mais de 10 mil vagas, em três anos, o prefeito Gilmar Machado (PT) conseguiu mudar a situação e fazer com que a educação em Uberlândia fosse eleita como a melhor de Minas Gerais pela União Brasileira de Divulgação (UBD) e ainda reconhecida com o prêmio Gestor Educador pela Eficiência.

Dona Terezinha mora no bairro vizinho, no Tubalina, ao lado de uma outra creche e conta que desde que a neta Priscila, 22 anos, ficou grávida, tentavam uma vaga na escola, mas que nunca deu certo. “Neste ano, graças a Deus, conseguimos a vaga para o meu bisneto e ele está superfeliz com a escola, é muito inteligente e está gostando de tudo por lá”, conta Terezinha.

A creche vizinha à casa de dona Terezinha também é da prefeitura de Uberlândia. A filha dela estudou e depois trabalhou lá.  Já a neta, mãe de Miguel, não ficou na unidade. “Na época não foi preciso colocá-la em creche”, explica.  Por causa dessa relação de proximidade e confiança, Terezinha quis que o bisneto estudasse ao lado de casa, mas a vaga acabou saindo em outra escola e ela reconhece que foi até melhor.

Ela conta que, no início das aulas, Miguel chegou a frequentar o período da manhã, mas agora está indo à tarde. “Ele gosta tanto da escola que acordava 6h para se arrumar, mesmo eu explicando para ele que não estava na hora da aula. Agora, ele entre às 13h e vai com a mãe ou o pai, Cleoson. Na saída, às 17h15, estou sempre lá para pegá-lo”, conta.

Uma cidade educadora
A educação é um dos eixos da administração municipal de Uberlândia, que tem como lema “Por uma cidade educadora”. O prefeito Gilmar Machado é professor e acredita que a educação pode transformar o País. Por isso, em três anos conseguiu criar mais de três mil vagas, diminuindo em 40% a fila de espera e ainda antecipou a meta nacional, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), de zerar, até o fim de 2016, a falta de vagas para alunos de quatro e cinco anos. As aulas foram retomadas no dia 17 de fevereiro e todas as crianças nesta faixa etária inscritas foram atendidas.

Outro avanço foi em relação às crianças de até três anos. Pelo PNE, os municípios brasileiros devem atender 50% da demanda até 2020. Em Uberlândia, 57% das crianças nesta faixa etária estão matriculadas. Na Educação Infantil são 18.917 alunos, sendo 8.177 de até três anos e 10.740 crianças de quatro e cinco anos.

A Secretaria de Educação de Uberlândia trabalha com a criação permanente de vagas para uma educação de qualidade referenciada socialmente. Para isso, foram inauguradas três escolas de educação infantil e nove anexos. Para a prefeitura, atingir a meta nacional antes do prazo é importante, pois mostra que o caminho que está sendo trilhado pela equipe está adequado e é possível melhorá-lo cada vez mais.

Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia

Para receber os alunos em 2016, todas as escolas municipais passaram por reformas e reparos para manutenção. Os kits de material escolar já estavam nas unidades e estão sendo entregues pelos diretores conforme cronograma. A programação é atender todas as crianças matriculadas, desde o berçário até ao 9º ano do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Portanto, estão sendo entregues mais de 57 mil kits. O kit uniforme começa a ser entregue aos alunos em março.

Antes, o kit material escolar era composto por itens básicos e de má qualidade. Hoje são dois kits, um que fica na escola e outro que a criança leva para casa para fazer as atividades. O kit material para alunos de quatro e cinco anos é composto por agenda escolar, apontador, borracha, caderno de desenho, caneta hidrocor, cola, gizão de cera, lápis preto, lápis de cor, massa de modelar, pincel redondo, tesoura, tinta guache e mochila.

Os uniformes também melhoraram. Antes eram entregues apenas duas camisetas e hoje o uniforme é completo, com camisetas, tênis, sandália, bermuda ou short-saia e meias. Mas, as melhorias na educação vão além das estruturas e dos alunos. O governo municipal também reformulou o Plano de Carreira e diminuiu de 30 para 25 horas mensais a carga horária dos educadores infantis, para que eles tenham mais tempo para preparar as aulas. Mais de 80% dos profissionais participam da formação continuada.

Para o prefeito Gilmar Machado, o fato de Uberlândia ter mais de 10 mil crianças fora da escola quando a administração tinha recursos, quando não se falava em crise, é inadmissível. “Agora na crise, com toda a dificuldade, nós conseguimos tirar todas as crianças com mais de quatro anos da rua e colocá-las na escola. Isto é o mais importante, dar oportunidade às nossas crianças de poder estudar”, diz.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast