Efeito Lula: Brasil volta a ser um dos países mais otimistas do mundo

Brasileiros estão entre as populações mais otimistas do mundo com relação à melhora da economia ao longo de 2023, aponta pesquisa Ipsos

Site do PT

Brasileiros voltam a acreditar que terão motivos para sorrir em 2023

Os brasileiros estão voltando a ser um dos povos mais otimistas do mundo. É o que aponta a pesquisa Monitor Global de Inflação, realizada pelo instituto Ipsos e divulgada esta semana.

O levantamento mediu as expectativas da população de 36 países para este ano, em relação não só ao aumento de preços, mas também a respeito de outros aspectos da economia, como desemprego e aumento salarial.

O Brasil aparece como o país mais otimista em relação a diversos tópicos da pesquisa. Por exemplo, 41% dos brasileiros acreditam que o desemprego vai cair em 2023, ante apenas 13% na média global.

O país também é o mais otimista em relação à queda da inflação (31% acreditam que os preços vão cair, ante 11% da média global); redução do preço dos alimentos (22%, contra 9% da média global) e queda das taxas de juros (23%, contra 10% da média global).

Quanto à possibilidade de ver o salário aumentar, o Brasil ficou em segundo lugar do ranking, com 57% das pessoas acreditando que sua renda mensal vai subir este ano. 

Nesse quesito, só os colombianos se mostraram mais otimistas, alcançando o índice de 60%. A média global ficou em 45% (acesse aqui a íntegra do estudo). 

Made with Flourish

Efeito Lula

O instituo Ipsos não afirma que o otimismo brasileiro tenha relação com a eleição de Lula para presidente. Mas não é absurdo levantar a hipótese de que a mudança de governo explique os resultados.

Afinal, o levantamento foi feito entre entre 21 de outubro e 4 de novembro de 2022, ou seja, começou pouco antes do segundo turno das eleições e terminou após a vitória de Lula.

Além disso, os pontos pesquisados foram amplamente discutidos por Lula com a população. Ao longo da campanha, o presidente deixou claro, por exemplo, que voltaria a atualizar o salário mínimo acima da inflação, trabalharia para combater a fome e reduzir o preço dos alimentos e retomaria os investimentos em obras para gerar empregos.

O melhor de tudo é que os brasileiros têm motivos de sobra para serem otimistas. Basta lembrar que durante os dois primeiros mandatos de Lula, o índice de brasileiros que se diziam otimistas ou muito otimistas com o país chegou a 73%.

Já durante o governo de Jair Bolsonaro, o pessimismo se instalou. Pesquisa DataFolha de julho de 2019, no primeiro ano de mandato do ex-capitão e antes da pandemia, já mostrava que 58% da população diziam ter medo do futuro.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast