Com Bolsonaro, 58% dos brasileiros têm medo do futuro, diz Datafolha

No auge do governo Lula, o povo era feliz e 73% dos entrevistados se declaravam otimistas ou muito otimistas com o país. Pessimista somavam apenas 8%

EBC

Jair Bolsonaro

O desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL) completou seis meses, tempo suficiente para que os brasileiros ficassem pessimistas com o país. Com 13 milhões de desempregados, uma economia estagnada e as ameaças de privatizações e fim da aposentadoria, 58% da população têm medo do futuro, segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8).

O levantamento indicou ainda que 61% dos entrevistados afirmam que Bolsonaro fez menos  do que esperado, enquanto que 22% consideram que o fraco desemprenho do presidente já era previsível. Ainda de acordo com a pesquisa, publicada pela Folha de S. Paulo, piorou a imagem do desempenho de Jair como mandatário. O Datafolha também perguntou se ele age como um presidente deveria se comportar e apenas 22% acreditam nisso.

Com Lula, o brasileiro era feliz

O sentimento é oposto aos anos em que o ex-presidente Lula esteve à frente do Brasil. Com políticas de combate à pobreza que elevaram o país mundialmente, o otimismo dos brasileiros atingiu o patamar de 73% em 2010. À época, aqueles que se diziam pessimistas correspondiam a apenas 8% da população.

A economia, que tem peso fundamental nas taxas de otimismo, teve seu ápice no governo do petista. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2010 mostra que, no período entre junho de 2003 e julho de 2008, o Brasil viveu a maior expansão econômica em 30 anos.

O estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV detalha que, nesses cinco anos, a indústria expandiu e o comércio registrou alta nas vendas ao passo em que a geração de emprego e renda cresceu.

Com Bolsonaro, país vive desastre econômico

O cenário é oposto ao que o país vive nos penosos seis primeiros meses de Bolsonaro. A expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) para 2019 já foi reduzida 19 vezes chegando a 0,82%, segundo pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira.

Em meio a total estagnação econômica, o desemprego já atinge mais de 13 milhões de brasileiros e a renda está cada vez menor. Com isso, o consumo das famílias diminuiu e já atinge insumos considerados essenciais, como alimentos, bebidas e produtos de higiene. Sem vendas, a indústria também desaqueceu. O boletim Focus mostra que o crescimento industrial deve ser de apenas 0,7% este ano.

E se a situação já é ruim, o medo do futuro que a maioria dos brasileiros experimenta não é em vão. Bolsonaro, que afirma abertamente não entender sobre economia, tem como única proposta para área a desastrosa reforma da Previdência.

Ao acabar com as aposentadorias, o projeto retira dinheiro de circulação principalmente nos pequenos municípios, onde muitas famílias dependem do benefício. Com isso, economistas preveem o fechamento de 450 mil vagas de emprego por ano caso o texto seja aprovado. Isso significa que, se o Brasil continuar nesse rumo, o quadro tende a piorar.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações da Folha de S. Paulo