Elas por Elas é apresentado para mulheres do Coletivo Estadual do AM

Secretária Nacional de Mulheres teve ainda encontro com a ministra das Mulheres e com a Direção Estadual do PT-AM

A poucas horas do lançamento oficial da 4ª edição do Elas por Elas, a secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, participou na tarde desta sexta (14) do Seminário de Mobilização e Organização do PT-AM. Na ocasião, foi realizado o pré-lançamento do Elas por Elas. A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, a Secretária Nacional de Organização, Sônia Braga, e o Conselho Político das mulheres do PT também participaram da agenda. 

A líder das mulheres petistas, apresentou para a Direção Estadual do partido e o coletivo de mulheres do Amazonas o projeto de formação para as mulheres candidatas e o funcionamento da Secretaria Nacional.

Além disso, Moura destacou a importância das mulheres participarem dos processos decisivos: “Eu jamais vou cansar de falar para que vocês, mulheres de todas as idades e origens, façam parte da política e sejam candidatas. A transformação da sociedade passa diretamente pelas mãos e pelo olhar das brasileiras. Não tenham medo de se colocarem enquanto candidatas”

.”Nós, da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, estamos completamente comprometidas em oferecer para cada companheira mecanismos que possibilitem a cada mulher ter  a chance de concorrer nas eleições do ano que vem. Precisamos começar agora a nossa preparação. O Elas por Elas 2024 foi desenhado especificamente para capacitar todas aquelas que desejam disputar cargos para prefeitas, vices e vereadoras. Se vocês observarem, na Câmara Federal, ano passado, a gente conseguiu dobrar o número de mulheres eleitas, saímos de nova para 18. E queremos ampliar a presença das petistas nos espaços municipais. Vamos juntas, companheiras!”, conclamou Anne.

Encontro com a Ministra das Mulheres

Mais cedo, a secretária nacional de mulheres teve um encontro com a ministra Cida Gonçalves, que confirmou oficialmente a implementação da Casa da Mulher Brasileira no Amazonas. E assinou, junto ao Governo do Estado, a liberação orçamentária de contrapartida, que se somará aos recursos do Governo Federal para a implantação do espaço.

“Lutamos junto aos Movimentos Sociais, Movimento de Mulheres aqui no Amazonas por esta conquista que é uma vitória para todas as mulheres do nosso estado. A Casa da Mulher Brasileira representa um acesso integrado e humanizado às mulheres em situação de violência. Uma verdadeira rede de proteção, tão necessária em nosso estado que infelizmente ainda possui índices elevados de violência contra a mulher”, afirmou Moura.

Lançamento Elas por Elas 

Na noite desta sexta-feira (14), em Manaus (AM), haverá o lançamento da 4ª edição do projeto Elas por Elas. Para a ocasião, foram convidadas a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann; a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; a deputada federal (RJ), Benedita da Silva, além de lideranças estaduais, e mulheres dos movimentos do campo e da cidade.

O projeto desenvolvido pelo PT, através da Secretaria Nacional de Mulheres, tem o intuito de impulsionar a participação de mulheres na política, criar mecanismos para a igualdade entre homens e mulheres e construir uma plataforma feminista para o Brasil. O Elas por Elas 2024 objetiva oferecer formação política completa para companheira que quiser conquistar uma vaga na Prefeitura e Câmara Municipal. 

A atividade será transmitida, ao vivo, na TvPT, a partir das 18h30 (hor. de Brasília).

Da Redação do Elas por Elas

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast