PT confirma pré-candidatura de Assis à prefeitura de Joinville

Francisco de Assis é pré-candidato à prefeitura de Joinville (SC)

Em encontro virtual que reuniu mais de 80 pessoas na tarde deste sábado, 1º de agosto, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou a pré-candidatura de Francisco de Assis à prefeitura de Joinville e aprovou a indicação de 24 homens e mulheres para a nominata de pré-candidatos e pré-candidatas à vereança. No encontro, realizado excepcionalmente de maneira online por conta da pandemia do novo Coronavírus, o partido também definiu a sua a tática eleitoral. O PT vai continuar propondo o debate com PCdoB, PDT, PSB e PSOL por uma frente de esquerda, que unifique o campo popular e democrático em Joinville.

Francisco de Assis é gestor público e empresário em Joinville. Foi vereador, deputado estadual por dois mandatos e chegou a assumir como deputado federal em 2014. Também foi Secretário Municipal de Turismo, em Itapema, e presidente da CONURB, em Joinville, na gestão de Carlito Merss (PT). Atualmente, preside o diretório municipal do PT de Joinville.

“Estou muito feliz e honrado pela decisão da militância do Partido dos Trabalhadores, que confirmou o meu nome como pré-candidato a prefeito de Joinville. Esta é uma pré-candidatura coletiva, construída junto dos trabalhadores e das trabalhadoras de Joinville. E tenho muito orgulho dos homens e das mulheres que estão se apresentando comigo como pré-candidatos e pré-candidatas nesta eleição”, diz Assis.

Participaram do encontro eleitoral neste sábado o ex-prefeito de Joinville, Carlito Merss, que coordena o Grupo de Trabalho Eleitoral do PT em Santa Catarina, e o presidente estadual do partido, o ex-deputado Décio Lima, que fez uma análise da conjuntura e levou aos militantes petistas uma palavra de incentivo. Outras lideranças do PT, como a ex-secretária de Saúde de Joinville, a enfermeira Antonia Grigol, também participaram da reunião.

Aliança à esquerda

De acordo com Assis, além de completar a chapa de pré-candidatos, seu objetivo agora é construir coletivamente com a cidade o plano de governo para Joinville e insistir numa aliança com os partidos de esquerda. “Nós vamos buscar, junto ao PCdoB, PDT, PSOL e PSB, uma aliança do campo popular e democrático. Precisamos de uma frente que una todos e todas que estão indignados com a situação do país e de Joinville, que lutam em defesa da vida e por direitos, que lutam pelo direito à cidade”, defende.

O PT de Joinville não definiu os nomes para a pré-candidatura a vice, acenando para os demais partidos de esquerda da cidade sobre sua disposição em ampliar o debate e construir uma unidade do campo popular e democrático. A nominata de pré-candidatos e pré-candidatas à vereança do PT de Joinville ainda poderá ser preenchida até 13 de setembro, data da convenção eleitoral do partido, definida no encontro deste sábado.

No próximo sábado, 8 de agosto, o PT lançará publicamente a pré-candidatura de Assis, em um evento transmitido ao vivo e com a participação de lideranças nacionais e estaduais. No dia 12, o partido fará a sua primeira plenária online de construção do plano de governo, com o tema da saúde. O objetivo é ouvir a população sobre os problemas e as propostas para a cidade. Nos próximos dias, o PT de Joinville também lançará uma plataforma online para que os joinvilenses possam registrar suas sugestões para o plano de governo.

Secretaria de Comunicação/PT Joinville