Eleições 2020: PT lança deputada Leninha para disputar prefeitura de Montes Claros

Militante histórica do PT e dos movimentos sociais do Norte de Minas, Leninha foi eleita deputada estadual em 2018 com mais de 50 mil votos

Durante reunião do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores no domingo (14), a deputada Leninha foi homologada como pré-candidata a prefeita de Montes Claros, região Norte de Minas e 6º maior colégio eleitoral do estado.

Além de Leninha, o deputado federal Paulo Guedes também tinha colocado seu nome à disposição. Porém, já no início do encontro, Paulo Guedes abriu mão da sua pré-candidatura e ofereceu apoio integral à deputada Leninha, que foi aclamada por unanimidade pelos membros do Diretório Municipal.

“Aceito a indicação do Partido dos Trabalhadores como pré-candidata a Prefeita de Montes Claros com a responsabilidade de levar a discussão com a população de um projeto popular e com um arco de alianças progressistas na defesa das bandeiras históricas do nosso partido e das conquistas dos governos Lula, Dilma e Pimentel”, ressalta Leninha.

História de luta

Leninha é bióloga e mestre em desenvolvimento social, e sempre militou nos movimentos de base. Professora das redes municipal e estadual, foi presidenta regional do Sindicatos dos Professores e integrante da diretoria da CUT. Foi diretora da Cáritas Brasileira e coordenadora do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas e das Articulações Nacional e Estadual do Semiárido. Por diversas vezes esteve nos Conselhos de controle social como o CONSEA/BR, CEDRAF/MG e CONSEA MOC.

Militante do PT desde a década de 1980, Leninha sempre esteve à frente da construção das campanhas eleitorais no Norte de Minas. Em 2016 foi lançada candidata à vice-prefeita de Montes Claros e, devido a impugnação de seu companheiro de chapa, assumiu como candidata a prefeita a apenas 15 dias antes do pleito. E ainda assim ficou em 3º lugar com mais de 36 mil votos, deixando pra trás políticos tradicionais e ex-prefeitos.

Em 2018, ela disputou uma das vagas na Assembleia Legislativa. Com uma campanha centrada no diálogo com a sociedade, com os movimentos pastorais e sociais, Leninha é eleita a primeira mulher negra do PT para a ALMG, sendo a majoritária na cidade de Montes Claros com cerca de 13% dos votos válidos, somando um total no estado de 51.407 votos.

Ao assumir o mandato de deputada estadual, Leninha é eleita presidenta da Comissão de Direitos Humanos e indicada como membro titular da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

Da Redação, com informações da assessoria parlamentar

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil

Mais notícias

PT Cast