Eleições 2022: Agendas intensas em estados onde o PT disputa 2º turno

Carreatas de Haddad em municípios de São Paulo; caminhada do povo negro na Bahia com Jerônimo marcam meio da semana dos candidatos petistas

Agenda intensa nos estados em que o PT disputa 2º turno. Foto: Divulgação

Em São Paulo, Fernando Haddad, candidato ao governo pelo PT, segue com a intensificação de sua campanha de rua nesta reta final das eleições.

Nesta quarta-feira (19), Haddad, Lúcia e lideranças políticas estaduais participam de uma série de carreatas por municípios paulistas da região metropolitana da capital paulista. Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos são as cidades visitadas nesta quarta por Fernando Haddad.

Nesta terça-feira (18), Fernando Haddad cumpriu agenda na cidade de Presidente Prudente. Durante entrevista à TV Fronteira, ele comentou como o fim do convênio com o Iamspe, instituto de assistência médica ao servidor, a redução nos repasses para o Hospital Esperança e a migração de 20 presídios para a região contribuíram para aumentar a fila do SUS na região.

“Vamos reunir os prefeitos da região em janeiro para, em consórcio com o governo do Estado, estabelecer um novo Hospital Regional aqui na região, para desafogar os hospitais que estão hoje sobrecarregados, mas, além de um hospital regional, eu tenho a ideia de trazer os hospitais dia para cá”, afirmou ele. De acordo com Haddad, em suas viagens pelo interior uma das principais reclamações é justamente a dificuldade em encontrar atendimento, incluindo servidores públicos.

Ainda quanto à região oeste, Haddad afirmou que vai avaliar os contratos da ferrovia essenciais não só para escoamento, mas também para o transporte de passageiros. Ele também se comprometeu a fomentar a agricultura familiar. “Vamos apoiar a produção de alimentos. Isso não está em contradição com agronegócio grande, pois há terras o suficiente para as duas coisas. Eu vou fazer algo que eu fiz como ministro e como prefeito, que é fomentar as compras governamentais do pequeno agricultor, a compra direta. Só de merenda escolar alimentávamos uma legião de crianças. Comprando do agricultor familiar, vamos comprar mais barato e vamos melhorar a qualidade da merenda. Se você não tiver agricultores produzindo alimento, você não vai ter segurança alimentar”, declarou Haddad.

Bahia: Saúde da Mulher e Caminhada do Povo Negro

Na Bahia, o candidato do PT ao governo estadual, Jerônimo Rodrigues, destacou a comemoração nesta quarta-feira (19) do Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Todo o mês de outubro é destinado à conscientização das mulheres para a importância de se prevenir a doença através dos exames anuais e outros procedimentos.

O PT – que governa a Bahia por 4 mandatos consecutivos – sempre cuidou da saúde de milhares mulheres baianas que receberam tratamento contra o câncer de mama na rede pública.

Jerônimo lembrou que o Hospital da Mulher, em Salvador, promoveu uma revolução na saúde da capital baiana. “Neste Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, reforço a importância do Hospital da Mulher, que revolucionou a saúde em Salvador, e dos Centros de Oncologia, responsáveis por salvar diversas vidas baianas e é esse trabalho que seguiremos!”, comprometeu-se.

E na terça-feira (18), Jerônimo Rodrigues e seu vice Geraldo Jr., juntamente com lideranças estaduais, participaram da Caminhada do Povo Negro, quando a campanha reafirmou o seu total ao movimento negro baiano.

Rogério defende qualidade da educação em todo Sergipe

Em entrevista à TV SE2 nesta terça-feira (18), o candidato do PT ao governo de Sergipe, Rogério Carvalho declarou que a qualidade do ensino nas escolas públicas tem que ser a mesma, tanto na capital Aracaju como em qualquer outra região do estado.

Rogério reafirmou na entrevista o seu projeto para a educação no estado, que está descrito em seu plano de governo, de investir na estrutura do ensino e criar um padrão de qualidade, bem como de investir na valorização da carreira do professor.

“A escola tem que ter o mesmo padrão de qualidade aqui em Aracaju e em qualquer região do estado. Então nós vamos definir uma escola com padrão de qualidade com tecnologia, com material didático embarcado em tablets e com todo o aparato tecnológico e a modernidade que é possível com a internet. Vamos criar o Passe Livre, mas além disso, a gente precisa rever a carreira dos professores que está estagnada. Não temos hoje uma carreira do magistério estadual”, afirmou Rogério durante a entrevista.

A direção e a militância do Partido dos Trabalhadores, estudantes, professores, representantes de entidades e movimentos sociais e sindicais de Sergipe ocuparam as ruas do centro de Aracaju para protestarem contra o desmonte da educação e o bloqueio de R$ 2,4 bi promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro.

Da Redação, com redes sociais das campanhas