Eleições 2024: PT realiza aula inaugural do curso de formação de candidaturas

Programado para os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano, curso pretende qualificar e organizar pré-candidaturas para a disputa municipal do ano que vem

Reprodução/vídeo

Joaquim Soriano, secretário nacional de Assuntos Institucionais, e Maria do Rosário, secretária nacional de Formação, durante aula inaugural do curso

Foi realizada nesta segunda-feira (2), a aula inaugural do curso “Formação Política para Candidaturas Petistas 2024’, destinado a pré-candidatos (as) aos cargos de prefeito(a) e vereador(a) do Partido dos Trabalhadores em todo o país.

O curso é organizado pelas Secretarias Nacionais de Assuntos Institucionais (SNAI) e de Formação Política (SNFP), em parceria com a Fundação Perseu Abramo (FPA), a Escola Nacional de Formação Política (ENFPT) e as Secretarias Nacionais de Mulheres, de Combate ao Racismo, de Juventude e LGBT. As inscrições para o curso terminam na sexta-feira, 6 de outubro.

Com o objetivo principal de qualificar o discurso e auxiliar a organização das pré-candidaturas às eleições municipais de 2024, o curso está programado para os meses de outubro, novembro e dezembro de 2023. Serão abordados temas que vão da comunicação à prestação de contas, sempre com o objetivo de fortalecer o projeto estratégico do PT e estimular a implementação de ideias inovadoras nos municípios.

Assista a íntegra do vídeo de lançamento do curso “Formação para Candidaturas Petistas 2024”

LEIA MAIS:  Joaquim Soriano: PT vai vincular disputa municipal ao projeto nacional do governo Lula

Disputa municipal e governo Lula

Durante a abertura da aula inaugural, a secretária nacional de Formação, deputada Maria do Rosário (PT-RS), destacou a importância da iniciativa conjunta na organização do partido para disputar da melhor forma possível as eleições municipais do ano que vem.

“Para nós, do PT, não se trata apenas de levarmos adiante o calendário eleitoral, eleições que acontecem de dois em dois anos no Brasil. Nós sabemos muito bem que a nossa origem é a luta popular, o movimento social e a busca incessante para melhorar a vida do povo. A Formação Política do PT, integrada com os demais órgãos, quer de verdade que o partido esteja preparado, com as ideias que nos representam, para disputar corações e mentes agora e no próximo ano. Afinal, a gente representa o partido do presidente da República, o partido do presidente Lula é também o partido que quer governar centenas e milhares de cidades ao redor do Brasil”, afirmou ela ao dar as boas-vindas aos participantes do curso.

O secretário nacional de Assuntos Institucionais, Joaquim Soriano, em sua fala na abertura, esclareceu que a aula inaugural do curso, conforme a grade, seria proferida pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, mas ela foi submetida a uma cirurgia que, felizmente, o seu pós-operatório está correndo muito bem. Soriano informou que assim que ela estiver em condições, a presidenta irá proferir a aula anteriormente programada.

Soriano lembrou que o PT tem tradição em realizar cursos de preparação das suas candidaturas, e que muitos deles foram realizados no próprio ano da eleição, porém, agora o partido chegou à conclusão que o ideal seria realizar o curso de formação para candidaturas um ano antes.

“Especialmente porque podemos aproveitar muito bem o que se chama de período da pré-candidatura, então quanto mais a gente se preparar para dar a largada para 2024, estar bem organizado, mais bem estruturado, melhor. Portanto, o curso vai ser em outubro, novembro e dezembro deste ano. A gente tem que ter muito firme que 2024 é uma disputa municipal, mas é também a primeira ‘grande pesquisa, censo eleitoral’ sobre o governo do presidente Lula. Vamos disputar as eleições municipais de 2024 com um pé e um olho a mais na plataforma de reconstrução e transformação do Brasil”, alerto ele.

Na abertura da aula inaugural do curso também participaram Nádia Garcia, secretária nacional de Juventude; Janaina Oliveira, secretária nacional  LGBT e Martvs das Chagas, secretário nacional de Combate ao Racismo, além de Jorge Bittar, diretor de Formação Política da Fundação Perseu Abramo;

Em seguida, a secretária nacional de Formação, Maria do Rosário, proferiu a aula 1 referente ao Módulo 1 do curso, que tem como tema “A Reconstrução do Brasil e as tarefas do PT”.