Eleições do Senado e Câmara: defesa da democracia derrota bolsonarismo

As eleições dos presidentes da Câmara e do Senado demonstram o isolamento das forças políticas que levaram o Brasil ao desastre econômico, social, e à violência do dia 8 de janeiro, afirmou o líder do governo na Câmara, deputados José Guimarães (PT-CE)

Alessandro Dantas

Foto: Alessandro Dantas

O deputado Arthur Lira (PP-AL) foi a reconduzido à presidência da Câmara dos Deputados por 464 de total de 508 votos, a maior votação desde a redemocratização do país. No Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco também foi reeleito por 49 votos de um total de 81 senadores.

“As eleições dos presidentes da Câmara e do Senado são frutos do trabalho de lideranças políticas comprometidas com a democracia e demonstra o isolamento das forças políticas que levaram o Brasil ao desastre econômico, social, e à violência do dia 8 de janeiro”, afirmou o líder do governo na Câmara, deputados José Guimarães (PT-CE).

Com apoio do PT, Senado derrota o atraso e reelege Pacheco

“A vitória de Pacheco mostra que a vontade da maioria dos senadores é pela retomada do debate democrático dentro de valores civilizados, de respeito ao próximo, de respeito à opinião dos outros, sem o vandalismo que muitas vezes foi estimulado por mensagens dadas durante o outro governo”, apontou o líder do governo no Senado Federal, senador Jaques Wagner (PT-BA).

O senador Fabiano Contarato, líder da bancada do PT no Senado Federal, parabenizou o senador Rodrigo Pacheco pela recondução à presidência do Senado, destacando que “o compromisso de Rodrigo Pacheco com a democracia, com a política como marco civilizatório e com as urgências da população unirão o Parlamento”.

“A eleição para a Mesa da Câmara mostra a capacidade do presidente Arthur Lira em construir pontes para o diálogo e unir esforços em prol do Brasil. Também é motivo de comemoração a escolha da deputada Maria do Rosário para a 2ª secretaria da Casa”, afirmou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Na Câmara dos Deputados, o PT conquistou espaços importantes na direção da Casa. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi eleita nesta quarta-feira (1º), com 371 votos, para comandar a 2ª Secretaria da Câmara dos Deputados no biênio 2023/2024. O deputado Rui Falcão presidirá a Comissão de Constituição e Justiça.

Nesta quinta (2), às 10h, o Senado realiza sessão para eleger os demais membros da Mesa – dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. Às 15h, será realizada sessão do Congresso Nacional para abertura do ano legislativo.

Da Redação

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast