Em carta a Biden, governadores propõem ações ambientais e contra pandemias

No documento ‘Governadores pelo clima’, dirigido ao presidente dos EUA, governadores brasileiros pedem visão clara de países das Américas em defesa das florestas, das comunidades indígenas e das futuras gerações

Jorge Bastos

Wellington Dias celebrou chegada das vacinas, resultado de articulação do Consórcio Nordeste com a OMS

Governadores de estados brasileiros escreveram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na qual defendem que os países das três Américas adotem uma posição clara em defesa do meio ambiente, medida essencial tanto para garantir a sobrevivência das futuras gerações quanto para evitar que outras pandemias, como a da Covid-19, assolem o planeta.

“Na carta, apontamos a necessidade, de nas Américas, termos uma posição clara em relação a nossa responsabilidade com a vida, com a biodiversidade. Inclusive para evitar pandemias com esta que estamos vivenciando”, explicou, em vídeo, o governador do Piauí, Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores.

No documento, os governadores abordam temas com a garantia da proteção das florestas nativas; o cumprimento do Código Florestal, no caso brasileiro; a garantia de aumento de produtividade sem desmatamento; e o cuidado com os indígenas e outras populações que vivem nas florestas, dando a elas meios de gerar renda sem desmatar. “O objetivo é garantir esse compromisso com a humanidade, um compromisso com o hoje, um compromisso com outras gerações”, acrescenta Dias.