Em debate, Haddad garante que fez a gestão que mais investiu na periferia

Prefeito de São Paulo reforça que seu governo derrubou muro que existia para a periferia, em debate organizado pela Folha de S.Paulo, UOL e SBT

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), bateu recorde de investimentos em saúde, educação, mobilidade urbana e iluminação. As periferias da cidade foram as mais beneficiadas nos últimos 4 anos e seu governo precisa para aprofundar as mudanças, afirmou o prefeito em debate realizado por “UOL”, “Folha de S.Paulo” e “SBT” nesta sexta-feira (23).

“Queremos continuar este trabalho, tem uma visão de cidade por trás, com foco nos moradores, independente do seu bairro, da sua cor, da sua renda”, disse Haddad.

O prefeito reforçou que fez obras para melhorar a mobilidade, levou LED para os bairros, fez passe livre para estudantes, universidade nos CEUs, três hospitais gerais, Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24 horas) e a Rede Hora Certa.

“Pouca gente consegue acreditar que é possível inaugurar duas creches por semana, mas nós mostramos na internet. Colocamos também os 15 CEUs que estão sendo construídos até o final do ano que vem. Os 3 hospitais gerais, os 33 Hospitais Dia, que vêm fazendo cair a fila gradualmente”, completou.

Haddad ampliou os investimentos e organizou as contas públicas do município – recuperou verba que havia sido desviada e renegociou a dívida pública.

Abaixo, os principais assuntos abordados no debate:

Rede Hora Certa e Hospital Dia

Para o prefeito, Celso Russomano (PRB) está tratando a saúde com falta de seriedade. “Criei 33 Hospitais Dia da Rede Hora Certa. São 21 fixos e os demais percorrem a cidade para diminuir a fila gradualmente, conseguimos um pequeno avanço, mas precisamos continuar construindo hospitais da Rede Hora Certa”.

Haddad foi o primeiro prefeito da história da cidade a construir 3 hospitais nas periferias. Um deles, o Vila Santa Catarina, no Jabaquara, está funcionando desde dezembro de 2015. Os outros dois são em Parelheiros e na Brasilândia.

Expansão da educação infantil

Desde 1 de janeiro de 2013, Haddad inaugurou duas creches por semana em São Paulo e vai continuar neste ritmo até zerar a demanda. A falta das vagas para crianças era um dos principais problemas da cidade até 2012. Ao todo, foram 410 creches novas.

Combate à corrupção

Haddad afirmou que, desde o começo da campanha, reforça que foi o ministro do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que mais ampliou o acesso à educação, por meio do Reuni, o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, com objetivo principal de ampliar o acesso e a permanência na educação superior.

Na prefeitura, Haddad levou universidades públicas aos 46 CEUs da cidade, ampliando o acesso de jovens das periferias ao ensino de qualidade.

“Nunca escondi o Lula, muito menos o PT”, respondeu Haddad, lembrando que a candidata Marta Suplicy, do PMDB de Michel Temer, é quem esconde que está no partido que deu o golpe na presidenta Dilma Rousseff.

“Deixo claras as minhas posições, nunca mudei de lado. A maneira como eu tenho feito é transparente”, disse.

Haddad reforçou também que seu governo tornou São Paulo referência nacional no combate à corrupção, recuperando R$ 600 milhões desviados nas administrações de Paulo Maluf (PP), Celso Pitta (PPB-PTN), José Serra (PSDB) e Gilberto Kassab (PSD).

Criou a Controladoria Geral do Município (CGM), órgão voltado para o combate à corrupção, com autonomia plena, que desmantelou a Máfia do ISS.

Mobilidade

“Ninguém fez mais pelo transporte público do que eu. Em primeiro lugar, para aumentar a velocidade dos ônibus. Foram 400 quilômetros de faixas e corredores exclusivos – Berrini, Leste-Itaquera, Inajar de Souza. Para que a mulher, o trabalhador e a trabalhadora chegue mais cedo em casa, possa sair mais tarde de casa. A velocidade do ônibus é o elemento da qualidade”, afirmou.

Em São Paulo, já há recarga de ônibus dentro do próprio veículo, além de frota com ar condicionado e internet sem fio gratuita. “Cada novo carro que entra na frota está sendo modernizado e está ficando melhor”.

Sua gestão fez também Passe Livre para estudante – 700 mil – e fará para desempregados.

Da Redação da Agência PT de Notícias