Em debate, prefeito admite a Mineiro que não dialoga com Natal

Questionado pelo candidato petista, Carlos Eduardo admite que a prefeitura nunca consultou os conselhos municipais para definir políticas públicas

Foto: Sarah Wollerman

O candidato do PT a prefeito de Natal, Fernando Mineiro, participou nesta terça-feira (27) do debate promovido pela TV Ponta Negra/SBT, em que apresentou propostas de seu plano de governo e teve a oportunidade, finalmente, de confrontar idéias com o atual prefeito, Carlos Eduardo (PDT). O candidato à reeleição ignorou a maioria dos debates convocados pela sociedade civil ao longo da campanha.

Sorteados para debaterem o tema da participação social, Mineiro questionou o prefeito sobre quantas de suas decisões foram tomadas após consultar os conselhos municipais, instituídos para assessorar o poder público em temas específicos como saúde, segurança, juventude, entre outros.

Demonstrando a falta de diálogo do poder público com a sociedade natalense, Carlos Eduardo confirmou que nunca consultou os conselhos, e sequer sequer soube dizer quantos ou quais deles existem na cidade. Assista:

Falta diálogo na Prefeitura. Os conselhos das entidades civil organizadas são instrumentos importantes para uma gestão democrática e, adivinha quantas decisões do prefeito foram tomadas de acordo com eles? Explica, Mineiro!

Publicado por Fernando Mineiro em Quarta, 28 de setembro de 2016

Leia, abaixo, as propostas que Mineiro apresentou durante o debate:

Segurança

“Vamos valorizar a Guardar Municipal, integrá-la às demais forças e lançar o programa Pacifica Natal. A questão da violência não pode ser discutida de forma isolada. Esta campanha é curta e mesmo assim, o prefeito tem fugido aos debates com a sociedade, faltou por exemplo ao debate do SINDGUARDA.

Precisamos rediscutir a questão orçamentária da guarda, dentro do limite prudencial e de maneira articulada com outras políticas públicas de enfretamento a violência”.

Mobilidade

“Vamos reformatar a política de mobilidade, integrar ônibus, alternativos e trens e fazer as ciclovias. Irei conversar com a CBTU, para integrarmos o VLT, com o transporte coletivo de Natal. Quero sugerir uma nova política de transporte público.

Como está atualmente, a gestão está sendo conivente com as empresas e não com a sociedade, precisamos articular os modais de transporte, em conjunto com a região metropolitana. Na Zona Norte por exemplo, não há integração entre os bairros e nem com a região e as demais áreas da cidade.

LGBT

Mineiro destacou que o plano de governo dele e da sua vice, Carla Tatiane, é o único com propostas claras de combate à intolerância contra a população LGBT. Ele disse que irá criar o Conselho Municipal LGBT e tratar desse debate no âmbito da educação municipal.

“Eu sou radicalmente defensor de que todos têm direito de exercer sua orientação sexual. Fui autor da lei do nome social e de combate à homofobia. Precisamos mudar essa cultura de desrespeito que ainda existe”, declarou.

Juventude

“Quero dizer que o nosso plano de governo tem um conjunto de ações para a cidade como um todo e um conjunto de ações voltado para a juventude. Nós temos um item no nosso programa de governo que trata da questão da juventude, principalmente a que mora nas periferias, numa atitude muito clara de enfrentamento à violência contra o jovem.

Defendemos o programa Juventude Viva e um conjunto de políticas públicas articuladas na área de cultura, esporte, lazer, educação, meio ambiente e respeito às orientações de cada cidadão. Nosso objetivo é administrar essa cidade ouvindo os jovens, com diálogo permanente com nossa juventude.

Por Diego Sartorato, de Natal, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast