Em dia de ato de ciclistas, Justiça derruba liminar contra ciclovias
Durante o evento, justiça acatou pedido da prefeitura e derrubou a liminar que impedia a implementação das ciclovias na cidade
Publicado em
Milhares de ciclistas pedalaram em várias cidades do Brasil e do mundo, na sexta-feira (27), a favor das ciclovias de São Paulo. O ato foi motivado pela decisão do Ministério Público de São Paulo que, na última semana, pediu a paralisação das obras das ciclovias na capital paulista.
Durante a manifestação, o presidente do Tribunal e Justiça do Estado de São Paulo, Renato Nalini, suspendeu, a pedido da prefeitura da cidade, comandada por Fernando Haddad (PT), a liminar que impedia a implementação de ciclovias na cidade.
“Falta de prévio estudo de impacto viário não é o bastante”, afirmou o presidente do tribunal paulista.
O desembargador diz ainda que “isso porque não se pode equiparar a alegação de estudo deficiente, como quer o Ministério Público, à ausência completa de prévia avaliação do impacto”.
Em São Paulo, o ato foi pacífico e reuniu uma multidão de ciclistas, Organizações Não Governamentais (ONGs) e diversos coletivos que defendem a mobilidade urbana.
Diversos cartazes e faixas apresentavam o tom crítico da bicicletada e em diversos momentos os participantes gritavam “Vai ter ciclovia”. Um dos participantes bradava em um megafone: “Vai ter 400 km de ciclovia, sim! E se reclamar vão ser 800 quilômetros!”.
Até o momento, a prefeitura de São Paulo entregou mais de 235 quilômetros de faixas exclusivas para bicicletas na cidade. A meta, a ser cumprida até o fim deste ano, é de 400 quilômetros.
Por Gustavo Mello, da Agência PT de Notícias