Em esforço conjunto para superar a crise, Dilma reúne Conselhão

Noventa nomes compõem a nova formação do Conselhão, que cumpre a promessa do governo Dilma Rousseff de ampliar o debate e a articulação política e econômica, ouvir e propor mudanças

Fotos do Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

A presidenta Dilma Rousseff inicia o ano de 2016 com a missão de apontar caminhos para que o país possa superar a crise econômica. Na busca do “esforço conjunto”, ela reunirá, nesta quinta-feira (28), uma força-tarefa que irá discutir e apresentar medidas para curto e médio prazo.

Noventa nomes compõem a nova formação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, apelidado de Conselhão. O grupo, que conta com grandes empresários, representantes dos trabalhadores e de entidades da sociedade civil, cumpre a promessa do governo Dilma de ampliar o debate e a articulação política e econômica, ouvir e propor mudanças.

O Conselhão foi criado em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. À época, a intenção do petista era criar um diálogo próximo da sociedade para definir a criação de políticas públicas. Agora, Dilma deverá presidir a equipe, que contará também com os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Fazenda, Nelson Barbosa; e do Planejamento, Valdir Simão.

A volta do Conselhão é vista com otimismo pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão. Em editorial da Agência PT de Notícias publicado nesta segunda-feira (25), ele disse que as diretrizes propostas pelo grupo devem vir “com grandes expectativas (e esperanças) numa agenda de retomada do crescimento econômico e de geração de empregos”.

Segundo informou o Ministério da Casa Civil, esse primeiro encontro terá como pauta a retomada do desenvolvimento, controle da inflação e crescimento sustentável. Uma segunda reunião está prevista para maio deste ano.

Luíza TrajanoNem todos os convidados para integrar o Conselhão estão confirmados, mas alguns nomes já foram conhecidos, entre novos e antigos integrantes. Entre eles estão os empresários Roberto Setúbal, presidente do Itaú; Luiz Trabuco, do Bradesco; Cláudia Sender, da TAM Linhas Aéreas; Jorge Paulo Lemann, da Ambev; José Roberto Ermírio de Moraes, da Votorantin; Frederico Curado, da Embraer; Luíza Trajano, do Magazine Luíza; e Alberto Broch, da Contag.

Wagner Moura e Dilma

Integra a lista também o neurocientista Miguel Nicolelis; o professor Paulo Sérgio Pinheiro; o ator Wagner Moura, que é embaixador mundial da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a luta contra o trabalho escravo; e o escritor Fernando Morais, autor dos livros “Olga” e “Chatô, o Rei do Brasil”.

unePara representar a classe trabalhadora foram confirmados o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas; da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; o ex-presidente da Força Sindical Miguel Torres; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Oliveira; e da Associação Nacional dos Fundos de Pensão, Claudia Munhoz.

Unem-se a eles a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral; o advogado Cezar Britto, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Dom Luiz Demétrio Valentin, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Da Redação da Agência PT de Notícias