Em Goiânia, Dilma defende diálogo entre os partidos

A presidenta anunciou que as obras no aeroporto de Goiânia serão retomadas em abril e finalizadas em novembro

Goiânia - GO, 19/03/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia alusiva à assinatura de ordem de serviço de implantação do BRT Norte-Sul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

RSF_-Dilma-Rousseff-em-Goiania_05

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (19) a autorização para as obras do BRT Norte-Sul em Goiânia (GO). Durante a cerimônia, Dilma ressaltou a parceira com o governo local para a execução de políticas de planejamento urbano e infraestrutura. Na ocasião, a presidenta defendeu o diálogo entre os partidos e respeito à democracia.

“A democracia foi conquistada com muito esforço por meio de prisões, exílios e mortes. Nós temos obrigação de respeitá-la. Temos o direito de manifestar e mas também temos o direto de sermos ouvidos. Por isso peço tolerância e diálogo”, declarou.

Antes, a presidenta foi bastante elogiada pelo governador Marconi Perillo (PSDB), que pediu respeito à presidenta e agradeceu os investimentos do governo federal no estado. A construção é orçada em R$ 340 milhões, sendo R$ 210 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.

Perillo afirmou que o Brasil não pode ser vítima da “intolerância” e do “desrespeito” de minorias que não querem uma democracia, em referência às manifestações mais agressivas contra o governo da presidenta Dilma. “Eu já tive a coragem de defendê-la dentro do meu partido porque a respeito, sou grato pelo que a senhora fez e fará pelo nosso estado. Quero agradecê-la pela presença, por este investimento muito importante”, justificou.

O tucano disse ter recebido conselhos para não estar ao lado de Dilma na tarde de hoje, mas afirmou nunca ter concordado com a injustiças contra ela. “Venho aqui para receber uma presidente da República que foi reeleita com legitimidade e tem meu apoio à sua governabilidade”, declarou.

Dando sequência à fala do governador, Dilma disse ainda que a disputa entre os opositores deve permanecer apenas durante a eleição. “Quando acaba este momento, os eleitos são aqueles que o povo escolheu para que o vencedor passe a governar para toda a população do Brasil”, declarou.

Durante a assinatura da ordem de serviço de implantação da obra, Dilma ressaltou a importância do transporte para a qualidade de vida dos cidadãos. “O BRT dará o direito do cidadão utilizar o seu tempo da maneira que quiser. Para sair mais tarde de casa e chegar mais cedo, para ter mais tempo com os filhos. Um transporte rápido como este faz com que o seu tempo possa te dar qualidade de vida”, afirmou a presidenta.

O BRT beneficiará cerca de 120 mil pessoas e receberá R$ 130 milhões da prefeitura de Goiânia, comandada por Paulo Garcia (PT). Estão previstos 93 ônibus operando em quatro linhas, que atenderão 148 bairros da capital e o município vizinho, Aparecida de Goiânia. Ao todo, serão 39 plataformas de embarque e desembarque e seis terminais.

O investimento em Goiânia faz parte do PAC Mobilidade, que investe mais de R$ 50 bilhões em todo o Brasil.

A presidenta garantiu ainda que as obras de ampliação do Aeroporto Internacional Santa Genoveva, atualmente paralisadas, serão retomadas. “O terminal, moderno e a altura da necessidade e do potencial da capital, está quase pronto e no dia 6 de abril voltaremos com a construção do pátio e da pista que foram interrompidas lá atrás. Faço um compromisso, as obras no aeroporto estarão concluídas em novembro deste ano”, declarou.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias