Em missão na China, Zeca Dirceu trabalha para fortalecer comércio Brasil-China

Em Pequim, Zeca Dirceu trabalha para potencializar as relações comerciais entre Brasil e China

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Em Pequim, Zeca Dirceu trabalhando para potencializar as relações comerciais entre Brasil e China. Foto: Divulgação

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), viajou para a China acompanhando a comitiva Brasileira – organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) – de mais de 100 pequenos, médios e grandes empresários, produtores, representantes de associações e cooperativas dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro, além do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

O objetivo da missão é de aumentar as relações comerciais entre o Brasil e a China. “Uma agenda muita intensa para poder ampliar as relações comercias do Brasil com a China que favorece muitos setores, inclusive o setor frigorífico – de boi, de frango e de porco”, afirmou Zeca Dirceu. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisou cancelar a ida por recomendação médica.

A visita ao Oriente já trouxe resultados concretos. Segundo o líder do PT, mais quatro empresas brasileiras foram autorizadas a exportar carne ao mercado chinês. “Estamos construindo um passo importante para que empresas brasileiras possam vender seus produtos pra China. E significa mais emprego em nosso país e nos nossos estados. Significa mais renda e desenvolvimento para o Brasil”.

Zeca Dirceu explicou que o Brasil tem 50 frigoríficos aptos a exportar para China aguardando aprovação no GACC Chinês (encarregada de supervisionar e gerenciar os trabalhos nacionais de segurança dos alimentos importados e exportados). Outros 120 exportadores estão preparando documentação, em processo de cadastramento e inspeção.

Ainda de acordo com o parlamentar, a China é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro e teve participação, em valor, de 31,9% nas exportações do agronegócio brasileiro em 2022, num total de US$ 50,79 bilhões. Entre os dez produtos mais exportados pelo agronegócio brasileiro, a China foi o principal destino de seis: soja em grãos, carne bovina in natura, carne de frango in natura, celulose, açúcar de cana em bruto e algodão.

Embargo à carne brasileira

Após um mês de embargo por causa de um caso de mal da vaca louca atípico (não transmissível) no Pará, a China anunciou a reabertura das importações de carne bovina brasileira. O anúncio foi feito pelo ministro Carlos Fávaro, que se reuniu na quinta-feira (23) com o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua.

Após a China retirar os embargos, o Itamaraty informou que mais quatro países seguiram o exemplo e voltaram a permitir a importação das carnes.

Ambiental

O deputado paranaense disse ainda que as questões ambientais também fazem parte da viagem àquele País. “A questão ambiental é uma das nossas missões na China. O presidente Lula foi eleito com um programa que coloca a questão ambiental no centro da estratégia de desenvolvimento justo e sustentável. A China está comprometida com o desafio de fazer uma sociedade cada vez mais ecológica”, assegurou Zeca.

Visita a empresas chinesas

Em Pequim, os integrantes da comitiva empresarial foram convidados para fazer visitas técnicas às sedes de empresas como a Alibaba, multinacional de comércio eletrônico que faz sucesso no Brasil e em outras partes do mundo com o AliExpress, a Bytedance – dona do TikTok – e sua concorrente direta Kuaishou, como é chamado na China o Kwai, plataforma de compartilhamento de vídeos curtos.

As empresas de tecnologia como Alibaba, TikTok, AliExpress e Kwai, por exemplo, são plataformas de venda on-line que combinam entretenimento e comércio eletrônico. Essas empresas fornecem uma ampla gama de produtos e serviços, incluindo produtos eletrônicos, roupas, alimentos e serviços de transporte, entre outros. As empresas também fornecem conteúdo de entretenimento, como vídeos e jogos.

O líder Zeca Dirceu salienta também, que “muitas empresas brasileiras utilizam estas plataformas para fazer negócios”.

A programação foi organizada pela Apex, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e integra a agenda montada em torno do que seria a visita de Lula ao país.

Do PT na Câmara, Metrópoles e Redes Sociais do líder Zeca Dirceu

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