Em nota, PT manifesta solidariedade ao povo do Haiti

Após prorrogar o próprio mandato, o presidente haitiano Jovenel Moise prendeu e aposentou membros da Suprema Corte e reprime com violência as manifestações populares no país

Divulgação

Protestos populares no Haiti contra o governo de Jovenel Moise

O Partido dos Trabalhadores divulgou nesta terça-feira (2) nota em solidariedade ao povo do Haiti que vem sofrendo com medidas arbitrárias do governo de Jovenel Moïse, que desde 7 de fevereiro de 2021 teve seu mandato prorrogado por vontade própria, após prender ou aposentar membros da Suprema Corte local e dissolver o parlamento.

O governo haitiano reprime com violência as manifestações de rua dos trabalhadores que pedem eleição e solução para a crise econômica que atinge o país.

Leia abaixo a íntegra da nota assinada pela presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e pelo secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira.

NOTA EM APOIO AO HAITI

O Haiti vem sofrendo com as inúmeras medidas arbitrárias do governo Jovenel Moïse, que desde 7 de fevereiro de 2021 teve seu mandato prorrogado por vontade própria, após prender ou aposentar membros da Suprema Corte local e dissolver o parlamento.

Ademais, a economia está em colapso, pois, o país vive desde 2018 um grande problema com o custo e o acesso ao petróleo e seus derivados, devido a um escândalo de corrupção envolvendo a fornecedora de petróleo, a Petrocaribe, além de dividas não pagas com as petroleiras, após o preço dos combustíveis seguir os parâmetros do mercado internacional, tornando-os caros e impagáveis, impactando em toda economia haitiana.

Diante disso, os trabalhadores do Haiti tiveram nas ruas seu único caminho de esperança para mudar essa situação, todavia a ditadura de Moïse não permitiu, e vem reagindo com violência e repressão às manifestações de rua que pedem eleição e solução à crise econômica do país.

Desta maneira, o PT manifesta sua solidariedade ao povo haitiano, que busca solução a crise econômica e a vigência da democracia.

Não ao autogolpe e à ditadura de Jovenel Moïse!

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais

Veja mais

Vídeo da TV5 Monde (serviço da rede pública da França) traz imagens das manifestações contra o governo de Jovenel Moise.

Da Redação com SRI do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast