Em Pelotas, Ivan Duarte une partidos por geração de empregos e inclusão social

Com o apoio do PSOL, PDT, PSB, PC do B, PCB e PCO, a campanha de Ivan Duarte (PT) ampliou sua força social e eleitoral. Os partidos se uniram em torno da defesa de melhores condições de vida para a cidade, em especial dos bairros populares. “Pelotas precisa mudar”, defende o candidato petista

Divulgação

Ivan Duarte e Iyá Sandrali, candidatos do PT em Pelotas (RS)

Os candidatos do Partido dos Trabalhadores à prefeitura de Pelotas, Ivan Duarte e a vice Iyá Sandrali, chegam neste segundo turno como esperança de mudança para a população da cidade. Com o apoio do PSOL, PDT, PSB, PC do B, PCB e PCO, a campanha ampliou sua força social e eleitoral. Os partidos se uniram em torno da defesa de melhores condições de vida para a cidade, em especial dos bairros populares.

O abandono dos bairros populares de Pelotas é uma das marcas da atual administração. “O resultado dos últimos governos é abandono dos bairros e a falta de serviços básicos”, denuncia Ivan. “Os bairros tem que ser o centro” tem sido a frase que resume um modo de governo que priorize a inclusão e dê atenção para quem mais precisa.”Pelotas precisa mudar”, defende o candidato petista.

O aumento de casos numa segunda onda da Covid-19 na cidade, expõe ainda mais a incompetência do atual governo para enfrentar a pandemia. Nos bairros, faltam médicos nos postos de saúde e vagas nas escolas de educação infantil. São quilômetros de esgoto a céu aberto e convívio diário com barro ou poeira das ruas sem pavimento. “Este é o retrato da cidade após 16 anos de um governo que dá privilégio para poucos”, denuncia Ivan.

Candidatos do PT em campanha nas ruas de Pelotas. Foto: Divulgação

Vamos mudar Pelotas

As propostas de mudança contam com diversas medidas emergenciais e estratégicas. Para enfrentar a fome no município, Ivan e os partidos aliados defendem um programa de renda básica para a primeira infância. O objetio e garantir que nenhuma criança de 0 a 6 anos viverá com menos de R$100 por membro da família. Com o programa Bairro Vivo, as pessoas poderão acessar serviços e escolher prioridades de investimentos no seu bairro.

Em defesa da modernização econômica de Pelotas e da geração de emprego e renda, Ivan tem um conjunto de propostas inovadoras. Em parceria com as universidades, por exemplo, será criado o Distrito Criativo da Zona do Porto, um espaço para potencializar a tecnologia e criar um novo ciclo econômico para a cidade.

De caráter emergencial, a criação de frentes de trabalho para recuperar as estruturas públicas na periferia é outra medida apontada pela candidatura petista. Com o corte da metade dos cargos de confiança, hoje em torno de 400, o governo vai criar linhas de microcrédito popular para pequenos empreendedores dos bairros.

Distante do negacionismo, Ivan afirma que sua administração vai combater a pandemia com uma gestão municipal da vacina e investimento em testagem e rastreamento para isolamento”, defende Ivan. “Com a criação da Secretaria da Igualdade Racial e da Secretaria da Mulher, vamos construir uma cidade democrática, com o melhor de cada um para todos”, garante Iyá.

Perfis de luta

Com 58 anos, esta é a primeira vez que Ivan Duarte concorre a prefeito. Nos anos 1980, ajudou a fundar o PT em Pelotas, cidade que escolheu Ivan sete vezes consecutivas para ser um dos seus representantes na Câmara de Vereadores, cargo que ocupa desde 1992.

Natural de Bagé, mora em Pelotas desde a adolescência, quando veio estudar na antiga Escola Técnica Federal, hoje IFSul. Mais tarde formou-se em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). É casado e pai de três filhos.

A Câmara Municipal de Pelotas foi a primeira do Brasil a não ter mais votações secretas graças a um projeto seu. Sua coerência sempre colocou sua atuação política na defesa do povo, dos direitos dos trabalhadores, do patrimônio público e por qualificação dos serviços públicos.

Iyá Sandrali tem 71 anos com uma opção de vida marcada pela defesa incondicional dos direitos humanos e pela radicalidade da democracia, enquanto sistema de promoção de liberdades e de equidade de gênero, raça e classe como única forma de ativar as forças criativas de cada pessoa.

Mulher negra, ativista social, iyalorixá, servidora pública, educadora, psicóloga, especialista em criminologia e defensora de direitos humanos.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast