Petista Zé Raimundo lidera com 40% em Vitória da Conquista, terceira cidade da Bahia

Ex-prefeito saiu na frente na corrida pela administração da cidade na reta final do segundo turno. De acordo com pesquisa divulgada pela ‘A Tarde’, candidato do PT tem chances reais de vitória e está liderando a disputa contra o prefeito Herzem Gusmão. Rui Costa pede voto para correligionário

Divulgação

Zé Raimundo e a sua vice, Luciana Oliveira, durante carreata em Vitória da Conquista

O deputado estadual Zé Raimundo, candidato do PT à Prefeitura de Vitória da Conquista (BA), está na frente no levantamento da Potencial Pesquisa, divulgado neste final de semana pelo jornal A Tarde. Ele obteve 40% da prefeitura do eleitorado do município, o terceiro maior do estado da Bahia, atrás apenas de Salvador e Feira de Santana, onde a estrela vermelha do PT também brilha com a candidatura de Zé Neto. Em segundo lugar em Vitória da Conquista está o atual prefeito, Herzem Gusmão (MDB), que obteve 37% do eleitorado.

“Conquista mostrou que quer mudar. Mas quer uma mudança segura”, disse Zé Raimundo. Ele passou o final de semana em campanha aberta, pedindo votos pelas ruas da cidade em contato direto com os eleitores. O clima na cidade é de mudança. “Mas é mudança com experiência, propostas concretas e capacidade de diálogo para trabalhar lado a lado com o governo do estado”, comentou Zé Raimundo, que foi prefeito de Vitória da Conquista até 2008.

Além do governador Rui Costa (PT), que esteve esta semana na cidade, promovendo uma carreata e em contato direto com os eleitores e líderes políticos da região, também o senador Jaques Wagner (PR-BA) e deputados petistas engrossaram a campanha nos últimos dias. Na reta final, a estratégia é buscar o voto para assegurar a consagração nas urnas no próximo domingo. “A hora é de Zé Raimundo e Luciana[Oliveira, candidata a vice na chapa, indicada pelo PCdoB]”, defende Wagner. 

Apoios importantes

A situação é de empate técnico na pesquisa encomendada pelo jornal A Tarde, mas a ligeira dianteira de Zé Raimundo já havia sido detectada nas próprias urnas, em 15 de novembro. Há uma semana, Raimundo conquistou 81.721 votos (47,63%) contra 78.732 do adversário do MDB. Na última semana, começou a costurar alianças para consolidar a vitória no segundo turno. Ele já obteve o apoio de outros líderes políticos da região, como Romilson Filho, que disputou o primeiro turno pelo PP, e acertou ainda aliança de outras legendas. O petista está bem no eleitorado e vai confirmar a preferência no próximo domingo.

Pelo levantamento da Potencial Pesquisa, o índice de eleitores indecisos é de 14% e aqueles que não quiseram responder à pesquisa realizada entre 17 e 20 de novembro corresponde a 6% dos eleitores. Os que pretendem votar em branco são 3% e 1% querem anular o voto. O levantamento indicou o nível de confiança dos eleitores nas duas candidaturas. Para 97% dos eleitores de Zé Raimundo, não há possibilidade de mudança de voto. Já 95% dos eleitores de Gusmão também afirmaram que não mudarão o voto. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.

A disputa entre segmentos etários também está acirrada. Zé Raimundo tem a preferência de eleitores do gênero feminino, com 45% contra 35% de Gusmão. Por outro lado, o emedebista lidera entre os homens, com a preferência de 40%, contra 38% do petista. Entre jovens com idade de 16 a 24 anos, o petista se sai melhor em relação ao adversário (40% x 36%). Mas quando se trata de eleitores com 25 a 44 anos, Herzem Gusmão está à frente, com 41% contra 34% de Zé.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast