Em Santa Maria, movimento nas ruas é de “Volta, Valdeci”

Candidato, que já foi prefeito por duas gestões na cidade, vai investir em saúde, infraestrutura e segurança pública

Saúde, segurança pública e infraestrutura: esses são os temas prioritários para Valdeci Oliveira, candidato do PT em Santa Maria (RS). Na disputa com o candidato do PSDB Jorge Pozzobom, Valdeci afirma estar fazendo uma campanha propositiva, com o reconhecimento diário da população.

“Volta Valdeci é a ideia de que os oito anos que nós fomos prefeito de Santa Maria foram anos marcados pela participação popular, da democracia, pela auto estima da cidade e por políticas públicas e inclusivas em todas as áreas”, afirma Valdeci.

O candidato conta que há um clima de retomada muito forte na cidade durante as caminhadas e carreatas de campanha. “Tem uma participação muito grande da população, saindo das suas casas, acenando, fazendo o V de Vitória de Valdeci. Nos dá muita energia e nos emociona, e nos dá a convicção que há um sentimento muito forte de vitória”, diz ele.

Valdeci foi prefeito por duas gestões, de 2001 a 2008. Foi sucedido por um candidato do PMDB e pelo atual prefeito, José Farret, que deixou o PP. Atualmente, é deputado estadual. O candidato, que foi o melhor colocado no primeiro turno, com 29,68% dos votos, está confiante.

“É uma guerra, nós e o PSDB do outro lado, mas a campanha está muito limpa na linha das ideias e do debate e tem sido bastante positivo. Nesse ritmo temos muita chance de ganhar essa eleição”.

Além da marca da participação popular, sua gestão contribuiu para a melhoria da saúde na cidade. Mas, diz ele, houve um retrocesso. Em sua época, foi construído um hospital, um Posto de Atendimento e haviam 16 equipes de saúde da família atuantes. Hoje, são apenas 12, com cobertura de apenas 17,5%. “Na nossa gestão anterior conseguimos fazer uma política de saúde voltada majoritariamente para o atendimento da maioria da população”.

Além de ampliar o programa de saúde da família no município, criando uma rede integrada de prevenção, Valdeci quer estender o atendimento dos principais postos de saúde da cidade até às 22h da noite.

Segurança

Apesar de ser responsabilidade do Estado, Valdeci acredita que o município também pode fazer para melhorar a segurança. Além de requalificar a guarda municipal e fazer investimentos em iluminação e no cuidado de praças e parques, o candidato propõe criar um centro integrado de segurança pública com todas as polícias para planejar a estratégia de ação e prevenção ao crime na cidade.

Outra proposta é a implantação do policiamento comunitária, que já foi adotado por outros municípios do Rio Grande do Sul. O Estado forneceria trabalhadores, equipamentos e viaturas e o município seria responsável por uma bolsa auxílio para os policiais. Assim, cada região de 10 mil habitantes teria uma equipe de quatro policiais atuando exclusivamente naquela comunidade, e vivendo naquele local com o auxílio da prefeitura.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast