Embraer registra aumento na entrega de aeronaves

Vendas já representam um lucro quatro vezes maior do que na primeira metade de 2013

A maior fabricante de jatos regionais do mundo, a brasileira Embraer, anunciou nesta segunda-feira (14) a entrega de 92 aviões entregues somente este ano – 6% mais do que no mesmo período do ano passado. Com isso, a carteira de pedidos firmes, previsão de entrega futura, chegou a US$ 18 bilhões.

As vendas já representam um lucro quatro vezes maior, quando comparado ao mesmo período do ano passado. Até o final de junho, a fabricante contabilizava 1.481 encomendas firmes, 760 opções e 440 aviões prontos para serem entregues.

Na lista de aeronaves entregues estão 29 jatos comerciais, sendo 16 do modelo 175, oito do modelo 190, de maior porte e cinco do modelo 195; e ainda, 29 aviões executivos, 22 jatos leves e sete de aeronaves maiores.

A empresa recebeu também novas encomendas no valor de US$ 2,4 bilhões, com entrega prevista para 2020, da norte-americana Trans States Holding, com o pedido de 50 jatos 175 E-2, com a possibilidade de pedir outras 50 unidades. A compradora é responsável pelas companhias Compass Airlines, GoJet Airlines e Trans States Airlines.

Caças – A Embraer começará a produzir caças militares em parceira com a indústria sueca Saab. O acordo firmado prevê o desenvolvimento conjunto do projeto e da produção dos aviões, modelo Gripen NG. As aeronaves serão destinadas a Força Aérea Brasileira.

A empresa sueca se comprometeu “transferência de tecnologia irrestrita” ao Brasil, onde 80% da estrutura dos aviões serão construídas.

A Embraer possui mais de 56 clientes de todo o mundo, com seus aviões voando em cinco continentes e operados por mais de 30 empresas aéreas.

 

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast