Empossado novo Congresso

Parlamentares eleitos tomaram posse no domingo em Brasília

Entre os deputados empossados, 289 foram reeleitos para o cargo, 26 voltaram à Câmara após já terem legislado no passado e 198 estão entre os eleitos pela primeira vez. Os homens ainda são maioria na Casa, com 462 deputados, contra 51 deputadas, o que representa 10% do total.

A nova composição da Câmara terá representantes de 28 partidos, seis a mais que na última legislatura, com a entrada, pela primeira vez, de deputados das siglas PHS, PTN, PTC, PSDC, PRTB e PSL.

O PT permanece com a maior bancada da Casa, com 69 deputados empossados na manhã de hoje. O segundo maior partido continua a ser o PMDB, com 65 representantes. O PSDB é o terceiro partido com mais deputados, tendo eleito 54 parlamentares.

Senado – Vinte e sete senadores também tomaram posse neste domingo. O número corresponde a um terço das 81 cadeiras do Senado Federal, renovado a cada oito anos.

Para a legislatura de 2015 a 2019, foram ingressaram 22 novos parlamentares e cinco voltam ao cargo após serem reeleitos. Os outros 54 senadores deve prosseguir o mantado por mais quatro anos.

Com dois senadores eleitos, o PT segue com 13 representantes na Casa, segunda maior bancada.

Está marcada para essa segunda-feira (2), a primeira sessão plenária da nova legislatura, com a leitura da mensagem presidencial feita pelo ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT).

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast