Empresa de Guedes será favorecida por propostas do futuro ministro

Defensor das privatizações e da desregulamentação de diversos setores, Guedes dedicou os últimos anos a investir em áreas sobre as quais terá controle

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Paulo Guedes

Escolhido por Jair Bolsonaro para chefiar o superministério da Economia, com amplos poderes sobre bancos públicos e diversas estatais, Paulo Guedes é detentor de ações da gestora de fundos Bozano Investimentos, da qual foi presidente até as eleições. A empresa terá muito a ganhar caso as propostas do futuro ministro sejam levadas à cabo.

Defensor das privatizações e da desregulamentação de diversos setores da economia, Guedes dedicou os últimos anos a investir em áreas como bancos privados, educação e energia elétrica.

Até julho de 2018, a Bozano administrava cerca de R$ 77 milhões em títulos de 23 empresas, sem contar os investimentos em títulos públicos, segundo apurou o Intercept Brasil. Não é possível ter acesso aos valores mais atualizados porque a empresa pediu sigilo à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que regula esse mercado.

Se Guedes conseguir levar adiante aquilo que promete para o governo, os cotistas da sua empresa ficarão muitos satisfeitos. De acordo com o site Exame, o sócio da Bozano Daniel Borghi espera que em 2019 “se abra uma janela de oportunidades” para a captação do quarto fundo da empresa, almejando levantar de 500 milhões a 1 bilhão de reais.

Saúde e Educação como mercadorias

Entre os setores nos quais a Bozano mais tem a lucrar, se destacam a Saúde e a Educação, que são alvos de propostas privatistas por parte de Guedes, como a política de vouchers para escolas privadas ao invés da ampliação do ensino público.

O fundo Bozano Fundamental FIA tem investimentos na Ser Educacional (que recebe milhões de reais pelo Fies), da Hypera Pharma (antiga Hypermarcas, maior farmacêutica brasileira em receita líquida), do Hapvida (plano de saúde) e dos laboratórios Fleury.

Também há capital no Hospital Care S.A., holding dona de hospitais em Campinas e Ribeirão Preto, com metas de expansão ousadas, e na BR Health, uma rede de escolas de medicina criada em 2016 pela Bozano, apostando no aumento da demanda por profissionais da área.

Bozano Educacional II já investiu em nove faculdades e na Medcel, de cursos online preparatórios para as provas de residência médica. Os últimos investimentos devem ser concluídos no primeiro trimestre — três faculdades já estão passando pelo processo de auditoria. Os investimentos feitos e por fechar devem somar perto de 1 bilhão de reais, entre aportes diretos e indiretos.

Bancos e previdência privada

Até julho, as ações do Bradesco e da B3 (antiga BM&F) eram os principais investimentos do fundo da Bozano. Os bancos privados, de forma geral, serão grandes beneficiados pelas propostas de Guedes, que defende desregulamentação e a venda do Banco do Brasil e da Caixa.

A Reforma da Previdência é outro fator que deve favorecer os investimentos de Guedes, uma vez os sistemas de capitalização individual poderão substituir a previdência pública em um eventual fim do atual sistema de repartição. Somente o Bradesco lucrou R$ 2,6 bilhões nos nove primeiros meses deste ano com o segmento “Vida e Previdência”, e a expectativa do mercado é ampliar esse ganhos.

Já o Banco do Brasil, que também recebe investimento da Bozano, é alvo de um plano de fusão com o Bank of America, dos Estados Unidos, segundo já declarou o próprio Guedes.

Eletricidade

O setor de energia é o terceiro foco de investimentos por parte da Bozano, com a Equatorial Energia, que atua na região Norte e Nordeste. para se ter uma ideia de sua amplitude, em julho ela arrematou em leilão a compra da Companhia Energética do Piauí. Em setembro, a Equatorial pegou também 49% da Integração Transmissora de Energia, da Eletrobras.

Outro investimento da Bozano na área energética é a Transmissão Paulista, concessionária privada responsável pela transmissão de quase um terço de toda a energia do Brasil. Atualmente a Eletrobras ainda detém boa parte das linhas de transmissão do país, mas a Transmissão Paulista é cotada para adquirir boa parte desses ativos.

Indústria e serviços

Em consonância com os discursos de Guedes, a industria pesada não recebe muita atenção da Bozano Investimentos. Porém, empresas que já atuam de maneira globalizada e com marcas seguras, como a Alpargatas, fabricante das Havaianas, dos tênis Mizuno e da grife Osklen, também recebe aportes da Bozano e tem muito a ganhar com a abertura do mercado brasileiro.

Na Construção Civil a empresa de Guedes aposta na Cyrela, incorporadora imobiliária que se consolidou no mercado com empreendimentos de alto padrão. Em outubro, contudo, ela anunciou a filial Vivaz Residencial, voltada para empreendimentos mais simples, que se adequem ao Minha Casa, Minha Vida.

A Bozano ainda detém investimento na Duratex, que trabalha com louças (pias e vasos sanitários, por exemplo) e revestimentos para decoração.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações do Intercept Brasil e da Exame

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast