Encontros Estaduais mobilizam o PT em mais de 500 plenárias

Partido implanta com sucesso sistema de votação eletrônica que amplia participação dos filiados/as nos Encontros Setoriais

Site do PT

Com cerca de 132 mil filiados credenciados para participar dos Encontros Setoriais nos estados, o PT mobilizou a sua direção e militância com a realização de mais de 1.000 atividades, entre plenárias deliberativas e encontros estaduais, sendo que os encontros somaram um total de 428. Esse número é mais do que o dobro dos encontros que foram feitos no ano de 2017. Os dados constam de um balanço elaborado pela Secretaria Nacional de Organização a respeito da realização dos Encontros Setoriais Estaduais, que elegeram suas respectivas coordenações e coletivos.

Com o objetivo de aprofundar a discussão interna, de acordo com o levantamento, foi realizada uma jornada de debates no partido com a realização de mais de 500 plenárias com a participação de dirigentes e militantes de todo o país.

Esses encontros estaduais foram marcados pelo fortalecimento da democracia interna e pela construção de consensos na hora de eleger as novas composições dos setoriais, sendo que em 78% dos casos elas foram eleitas por aclamação e apenas 22% por eleição.

O sistema de votação eletrônica utilizado pelo partido registrou quase 60 mil votos de filiados e filiadas em todo o Brasil. Outro fator positivo, segundo a coordenação nacional, foi a diminuição no número de recursos apresentados mesmo diante do número expressivo de participantes nos encontros.

Os encontros nacionais que ocorrem em novembro e dezembro deste ano deverão eleger as coordenações e coletivos em praticamente todas as áreas setoriais do PT,

O partido conta hoje com 7 setoriais com status de secretarias nacionais: Mulheres, LGBT, Meio Ambiente, Agrária, Cultura, Sindical e Combate ao Racismo.

Os setoriais nacionais somam 16 nas seguintes áreas de atuação: Educação, Saúde, Moradia, Segurança Pública, Segurança Alimentar, Direitos Humanos, Comunitário, Ciência e Tecnologia, Economia Solidária, Transportes, Pessoa com Deficiência, Assuntos Indígenas, Energia e Recursos Minerais, Inter-Religioso, Esporte e Lazer e Direitos Animais.

Os setoriais são importantes instâncias do PT e a sua atuação na sociedade é fundamental, já que cabe a eles organizar a militância petista, elaborar políticas públicas e subsidiar o partido em pautas e interesses específicos de cada setor social que representam.

Da Redação, com informações da Sorg/PT