Engenheiros denunciam desmonte da Petrobras e risco de privatização; veja

Associação de engenheiros critica entrega do pré-sal ao capital estrangeiro e privatização da maior empresa brasileira, patrimônio fundamental para soberania

Geraldo Falcão/Agência Petrobras

Pré-sal, Petrobras, Lava Jato, conluios com o governo americano contra os interesses nacionais, entrega do pré-sal às petroleiras estrangeiras e privatização forçada da Petrobras, em fatias, para destruir a maior empresa brasileira: poderia ser um filme sobre espionagem e traição, baseado em fatos reais, mas é um relato verdadeiro do que vem acontecendo no Brasil desde 2013.

Você precisa conhecer esta história. Para entender, assista ao vídeo da Associação dos Engenheiros da da Petrobras (Aepet) ou leia o texto do presidente da associação, Felipe Coutinho.

Veja o vídeo:

Eventos históricos da disputa pelo pré-sal e a renda petroleira

Desde a descoberta do petróleo no pré-sal ocorreram eventos geopolíticos e econômicos relevantes. Não é a toa que a Petrobras vem sendo espionada. A notícia falsa de que estaria falida, repetida diariamente por deformadores de opinião a serviço de interesses antinacionais, tem um objetivo: vender a companhia por partes a preço vil ou reduzi-la simplesmente uma empresa exportadora de petróleo cru, a serviço de interesses privados internacionais.

Leia aqui o artigo do presidente da Aepet, Felipe Coutinho:

No Brasil contemporâneo, o petróleo e a Petrobras sempre estiveram no centro dos debates entre projetos políticos para o nosso país. Desde a campanha “O Petróleo é Nosso” que interesses contraditórios disputam a narrativa, o senso comum e o poder político para condução nacional. Em 2018, nas eleições gerais, a disputa pelo petróleo e a renda petroleira continua no centro da contenda.

Neste artigo, trato de fatos relevantes desde a descoberta do pré-sal (2006) à privatização acelerada do petróleo brasileiro e dos ativos da Petrobras (desde 2016). Destaco:

1) Anúncio da descoberta do pré-sal – 2006

2) 1ª extração do pré-sal, em Tupi (atual Lula) – novembro de 2007

3) Roubo dos notebooks e HDs da Petrobras – janeiro de 2008

4) Reativação da Quarta Frota dos EUA – abril de 2008

5) Lei da Partilha do pré-sal – agosto de 2009

6) EUA treinam agentes judiciais brasileiros – outubro de 2009

7) Reunião de executiva da Chevron no consulado dos EUA sobre a reversão da Lei da Partilha– dezembro de 2009

8) Protestos de junho de 2013

9) Brasil e Petrobras são alvos da espionagem dos EUA – 2013

10) Operação Lava Jato e “cooperação internacional” – março de 2014

11) Golpe do impeachment da presidenta Dilma Roussef – maio de 2016

12) Temer assume agenda das multinacionais do petróleo – a partir de maio de 2016

13) Nova política de preços da Petrobras, exportação de petróleo cru, importação de derivados e ociosidade do refino – desde outubro de 2016

14) “Parcerias estratégicas”, o novo codinome da privatização dos ativos da Petrobras – desde 2016

15) Pagamento de US$ 2,95 bilhões aos acionistas da Petrobras nos EUA – janeiro de 2018

16) Pré-sal representa mais de 50% da produção brasileira de petróleo – 2018

Nas Eleições Gerais de 2018, está em jogo o futuro do Brasil, um país exportador de petróleo cru por multinacionais estrangeiras, em novo ciclo do tipo colonial, ou um país em busca da sua soberania e do desenvolvimento, em favor da maioria.

Confira a íntegra do artigo

 

Por Rede Brasil Atual

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast