Entidades de todo mundo se reúnem a partir de hoje no Fórum Social Porto Alegre

O encontro irá preparar os debates que serão levados ao Fórum Social Mundial 2016, em agosto, no Canadá

Movimentos e organizações sociais do Brasil, América Latina e outras partes do mundo se reunirão a partir desta terça-feira (19), até o sábado (23), no Rio Grande do Sul para o Fórum Social Porto Alegre. O encontro pretende preparar os debates e antecipar resoluções que serão levadas ao Fórum Social Mundial 2016, marcado para os dias 9 a 14 de agosto, em Montreal, no Canadá.

As atividades têm com objetivo realizar um balanço das “lutas anticapitalistas” nos últimos 15 anos do fórum, “discutir os desafios das classes sociais populares e, principalmente, discutir as perspectivas da luta altermundialista nos dias de hoje”, segundo informa a organização do evento.

O FSM é considerado importante espaço para reflexão e construção conjunta e democrática de alternativas para o desenvolvimento humano em contrapartida à globalização neoliberal. O primeiro encontro mundial aconteceu na capital gaúcha, em 2001, como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, realizado na mesma época.

Programação – Neste primeiro dia de atividades está prevista uma marcha de abertura, com concentração às 15h e início previsto às 18h, no Largo Glênio Peres, no centro da cidade. A “Caminhada contra crise capitalista, pela paz, justiça social e ambiental” estima reunir cerca de 15 mil pessoas.

Ao final, a atividade contará com um show de encerramento, às 19h, no Largo Zumbi dos Palmares, com apresentações do cantor portoalegrense Nei Lisboa, do rapper paulista Moysés e do grupo Rock de Galpão.

Ao todo, nos cinco dias de encontro, são esperadas mais de duas mil entidades para participar das 470 atividades previstas. Essas organizações representam movimentos sociais de mais de 60 países.

Para debater em nome do Brasil, o fórum terá a presença da União de Negros pela Igualdade (Unegro), a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União Nacional dos Estudantes (UNE), União da Juventude Socialista (UJS), entre outros.

Confira a programação completa.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast