Espírito Santo foi o primeiro estado a eleger governador do PT

Cinco anos depois de ser criado, PT conseguiu eleger seu primeiro governador, Vitor Buaiz, que assumiu a gestão em 1995

Divulgação

Vitor Buaiz, o primeiro governador do PT

A história do Partido dos Trabalhadores se entrelaça com a história do povo capixaba. Primeiro estado visitado nesta terceira etapa do projeto Lula Pelo Brasil, o Espírito Santo foi o primeiro estado a eleger um governador do PT desde a redemocratização.

Era 1994, quando o PT completava seus quinze anos, inaugurava a primeira de dezenas de gestões estaduais pelo país com a eleição para o governo do petista de dos fundadores da legenda no estado, Vitor Buaiz. Ainda naquele ano, o Partido dos Trabalhadores também elegeu seu primeiro governador distrital: Cristovam Buarque no Distrito Federal.

Nos anos seguintes, o PT manteve o crescimento, se fortalecendo em prefeituras, conseguindo eleger governadores e culminando na eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

Com a eleição de Lula, sua reeleição e os governos de Dilma Rousseff, os capixabas experimentaram uma série de investimentos em educação, desenvolvimento econômico, programas sociais que mudaram a vida da população.

Agora, Lula volta ao Espírito Santo para ver de perto os desmontes e os retrocessos cometidos pelo governo golpista.

Primeiro governo do PT

Era 1º de janeiro de 1995 quando Vitor Buaiz subiu a rampa do Palácio Anchieta e assumiu um estado endividado, com uma política de supersalários no funcionalismo e inchaço nos órgãos públicos.

Médico de formação, Buaiz foi um dos fundadores do PT capixaba e assumiu a prefeitura de Vitória em 1989, cargo que ocupou até 1992. Logo depois, se elegeu governador durante o governo de Fernando Henrique Cardoso que, segundo aliados, prejudicou os repasses ao estado durante a gestão do PT, o que prejudicou ainda mais as contas do estado.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Espírito Santo e ao Rio de Janeiro, que acontece em dezembro, é a terceira etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo. Em outubro, foi a vez do estado de Minas Gerais.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Por Ana Flávia Gussen, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast