Estudantes secundaristas lançam plataforma eleitoral

Em Abril, Ubes lançou a campanha “Se Liga 16”, que incentivou jovens de 15 à 17 anos a tirar o título de eleitor

BarbaraMelo2

A presidenta da UBES, Barbara Melo, diz que o Plano Nacional de Educação (PNE) é a principal bandeira do movimento

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) divulgou sua plataforma eleitoral para as eleições de 2014.  A entidade deseja que os candidatos majoritários e proporcionais assinem a plataforma, que contem as principais demandas do movimento estudantil: de Reforma Política e democratização das comunicações ao acesso à educação e cultura.

Em Abril, a entidade lançou a campanha “Se Liga 16”, que incentivou jovens de 15 à 17 anos a tirarem seu título de eleitor. Atualmente, 1,6 milhão de eleitores estão nesta faixa etária.

Presidenta da UBES, a carioca Barbara Melo, diz que o Plano Nacional de Educação (PNE) é a principal bandeira. “Os estudantes estão vigilantes para o total cumprimento do Plano”. Ela também defendeu a manutenção dos programas educacionais lançados pelo governo federal. “É de fundamental importância a continuidade de programas como o Pronatec, ProUni e Fies”.

O documento propõe a implementação de todas as metas do PNE e do investimento de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. A entidade também defende uma reformulação do ensino médio brasileiro e uma escola mais democrática, onde exista  eleições diretas para seus gestores.

A tecnologia a serviço dos estudantes, também é destaque. Os estudantes propõem mais laboratórios para pesquisas, Wi-Fi nas instituições, ampliação no número de escolas técnicas.

Educação é a luta central da entidade, mas a plataforma também indica ideias para reforma urbana, contra a redução da maioridade penal, desmilitarização das polícias e mais segurança nas escolas.

A política de valorização do salário-mínimo também é celebrada pela entidade, que faz uma breve comparação nos valores recebidos pelos trabalhadores de 1994 a 2002 (governo de Fernando Henrique Cardoso) e de 2003 aos dias atuais (governos Lula e Dilma). “Os candidatos devem incorporar as propostas expostas na plataforma eleitoral da UBES, entidade que nos representa” cobrou o estudante do ensino médio em Brasília, Mateus Pereira Aires.

Reforma Política – As mudanças no sistema eleitoral brasileiro também está na pauta dos estudantes. Eles exigem que seja feita uma grande Reforma Política que contemple o fim do financiamento das campanhas por empresas. Além de uma maior participação das mulheres e da juventude tanto no Congresso Nacional, como nos legislativos estaduais.

Segundo Danilo Viana, vice-presidente da UBES, os estudantes jogarão bastante peso na conquista de mais direitos para a juventude. Aluno da escola técnica estadual Irmão Pedro, no Rio Grande do Sul, Giovane Zuanazzi, aprovou o documento. “É importante que a UBES defenda reformas estruturantes em nosso País”, disse ele, que demonstrou seu apoio à presidenta Dilma. “Só quem pode realizar as devidas mudanças, é a candidata do PT, Dilma Rousseff”, disse.

Estudantes com Dilma – No último dia 11 de agosto, dia do estudante, a presidenta Dilma reforçou seu compromisso com a educação, e ressaltou que foi a partir da criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que os jovens passaram a ter mais oportunidades.

Por Marcos Paulo Lima, da Agência PT de Notícias