Etapas estaduais do 3°ConJPT começam com saldo positivo

Paraná e Santa Catarina foram os primeiros estados a realizarem seus congressos estaduais de juventude. Outros oito estados farão encontros no próximo final de semana

3º ConJPT no Paraná

Paraná e Santa Catarina realizaram, neste último sábado (10) e domingo (11), suas etapas estaduais do 3º Congresso da Juventude do PT (3º ConJPT). Os dois estados do Sul do País foram os primeiros a fazerem os encontros estaduais.

Neste sábado (17), é a vez do Rio de Janeiro, Acre, Minas Gerais, Tocantins, Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte realizarem seus congressos estaduais.

“Quem participou do Congresso em Santa Catarina estava comprometido com a juventude no estado. E a nossa intenção é agregar mais jovens, então o pessoal que participou saiu do Congresso mais comprometido em reanimar a nossa juventude nas suas cidades”, afirmou a secretária interina de Juventude do PT de Santa Catarina, Ivana Laís da Conceição.

Santa Catarina elegeu três delegados para a etapa nacional do 3º ConJPT. E Ivana, que estava como secretária interina, foi eleita secretária de JPT, para dois anos de gestão.

A posse da nova gestão da JPT em Santa Catarina está marcada para novembro e Ivana quer aproveitar a mobilização que houve com os congressos da juventude para realizar o planejamento já em dezembro.

“A gente saiu com uma expectativa boa de reorganização da juventude no estado”, destaca.

Além da reorganização da juventude, os próximos passos, segundo Ivana, serão a discussão de candidaturas da juventude já nas eleições municipais do próximo ano, e a aproximação dos jovens catarinenses com outros movimentos sociais, como a própria Frente Brasil Popular, que marcou presença no congresso estadual.

“A nossa juventude se empolgou bastante com a Frente Brasil Popular, pois nem todos conheciam. Então tiramos como resolução participar desses movimentos de defesa da democracia”, contou.

Já no Paraná, o local escolhido para o 3º Congresso da Juventude no estado não poderia ser mais simbólico: o assentamento Contestado Lapa, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Isso é simbólico e aproxima a juventude ainda mais desses movimentos que sempre estiveram ao nosso lado”, explicou o então secretário estadual da Juventude do PT no Paraná, Carlos Emar.

Para ele, a avaliação do encontro é positiva e o congresso abriu as portas do partido para a juventude.

Segundo Carlos Emar, alguns jovens presentes à etapa estadual se filiaram ao PT durante o processo dos congressos municipais ou no próprio congresso estadual. Além disso, cerca de 30 dos quase 150 presentes estavam participando pela primeira ou segunda vez de uma atividade do Partido dos Trabalhadores.

Carlos acredita que é preciso fazer um debate sobre o processo de organização do PT para formar e mobilizar mais jovens e assim fazer o partido crescer mais.

“O nosso desafio agora, enquanto Juventude, é protagonizar esse novo período dentro do PT. Empoderar nossa juventude para que esses jovens sejam dirigentes. Tivemos a participação de muitos vereadores e presidentes municipais do PT que são da juventude. Isso mostra que a juventude tem capacidade para somar nessa linha de frente do PT”, comentou.

No Paraná, além dos três delegados escolhidos para a etapa nacional, o estado também elegeu seu novo secretário de Juventude, Martin Esteche. Para ele, a juventude petista deve cumprir importante papel de reoxigenar o partido, principalmente no atual momento pelo qual passa o PT.

“É princípio elementar que a juventude seja mais radical a sua direção, iremos tencionar nossos dirigentes a seguir sempre o caminho da esquerda, além de trabalhar a formação de nossos jovens e empoderá-los para que a JPT esteja no protagonismo que merece”, afirmou.

A mesa de abertura contou com a presença do secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, da senadora Gleisi Hoffmann, do deputado federal Zeca Dirceu, além de representantes estaduais da CUT e do MST.

Da Redação da Agência PT de Notícias