Exposição leva produção da juventude rural à Câmara dos Deputados

O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares para a importância da sucessão rural

Gabriel Paiva/Arquivo

A Frente Parlamentar da Agricultura Familiar quer chamar a atenção do Parlamento sobre a importância de políticas públicas para a sucessão rural. Para isso, promove a exposição Juventude Rural e Você, uma mostra com produtos de jovens de todo o Brasil, no espaço Mário Covas, na Câmara dos Deputados, entre os dias 17 e 19 de março.

“Precisamos entender que a sucessão rural é uma questão de toda a sociedade. O jovem que deseja ficar no campo, e lá encontra condições dignas para viver e produzir, contribui para a soberania alimentar do País. Ele não será obrigado a buscar oportunidades nas cidades, onde, muitas vezes, acaba em situações de subempregos, desemprego ou de vulnerabilidade”, afirma o secretário-geral da Frente, deputado federal Carlos Veras (PT-PE). Mais de 2 milhões pessoas, entre 15 e 29 anos, deixaram os municípios rurais, entre 2010 e 2017.

Atualmente, mais de 6 milhões de jovens vivem no campo (dados do IBGE) e enfrentam desafios como falta de moradia e acesso a serviços públicos (saúde, educação, crédito, assistência técnica, esporte e cultura). Demandas que devem ser apresentadas aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. A agenda política está organizada em cinco eixos principais: democracia, soberania, respeito às diversidades, políticas públicas e sucessão rural.

Sucessão rural

 

Considerando que a agricultura familiar produz 70% dos alimentos que vão à mesa da população, a sucessão rural é uma questão estratégica para o país. “As jovens e os jovens rurais, além de participarem da produção de alimentos saudáveis para a sociedade, são detentores de conhecimentos e tradições, que mantêm viva a cultura e a identidade tradicional de diversas comunidades do campo. Por isso, precisamos que todas e todos se comprometam com essa agenda”, explica Mônica Bufon, secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Contag, entidade que apoia o evento.

Serviço:

Juventude Rural e Você – comprometa-se com a sucessão rural!

Mostra de produtos da agricultura familiar

Abertura oficial dia 17/09 (terça-feira), às 16h

Período: De 17 a 19 de março

Local: Espaço Mário Covas

Anexo II, Câmara dos Deputados

Mais informações: (61) 9 8164-3174

Por Assessoria de Comunicação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast