Fabiano Almeida: Difundir a pauta voltada ao pensamento da esquerda

Filiado ao PT desde 2002 enumera, em artigo para a Tribuna de Debates, diversas sugestões para retomada, mudanças e restruturação do partido

Tribuna de Debates do PT

Saudações Companheiros!

Serei breve e direto, e por isso enumerarei abaixo algumas sugestões e pensamentos que compartilhamos, eu e alguns companheiros:

1) Fomentar a aproximação com os partidos históricos de esquerda, como: PDT, PC do B, PSTU, PSOL, PCB, e aglutinar forças em uma ampla frente de esquerda, com atuação conjunta, respeitando as diferenças e a história dos mesmos. O PT não precisa ser protagonista sempre;

2) Criar um programa de mudança radical no Estado Brasileiro, sem se preocupar muito com a questão de governo, pois a sociedade já não crê mais nos “salvadores da pátria”, mas está carente de reformas estruturantes, como por exemplo, a luta histórica do PDT por educação integral em todo o país. É possível, desde que se federalize a educação pública, da pré-escola até a pós graduação. Fizemos milagres na educação superior nos governos Lula e 1º mandato da Presidenta Dilma. Não podemos nos omitir sobre a educação, pois cada criança que fica presa o dia todo na escola é um soldado a menos à disposição do tráfico e da criminalidade;

3) É preciso fortalecer as micro e pequenas empresas, pois são as que mais geram empregos, não deixando as grandes de lado, mas fazendo com que as mesmas se comprometam a contribuir com o desenvolvimento. O que se viu foi a ingenuidade de achar que o empresariado, principalmente do Sudeste teria m comportamento diferente do que teve, sugando o que pôde em desonerações e crédito, e apoiando o golpe contra a Presidenta Dilma quando viu o barco “botando água”;

4) Realizar uma ampla discussão, realizando um estudo minucioso das propriedades de terras no Brasil, que estão nas mãos de grileiros e ladrões, geralmente políticos de direita, que se beneficiam da inércia dos órgãos de fiscalização e cercam áreas “até onde os olhos enxergam”, e fica por isso mesmo. Daí a criminalização dos movimentos sociais. Devemos acionar OAB, MP, ou quem for para cumprir esta missão;

5) Lançar, Incentivar e lutar por uma constituinte exclusiva para reforma política, envolvendo, inclusive, mudanças nos repasses de duodécimos às casas legislativas, diminuindo os valores, e consequentemente salários, abrindo espaço para líderes comunitários, tirando uma das motivações para candidaturas de “políticos profissionais”, que buscam ganhos sem ter que estudar, e, por seu caráter individualista, usam seu cargo para benefício próprio ou de seus apadrinhados. Com isso, os lutadores sociais, que têm ideologia e história de lutas, sem R$ para campanhas acabam sempre ficando sem mandatos, fortalecendo a direita e enfraquecendo a esquerda;

6) O custo anual com a atividade legislativa com vereadores no Brasil ultrapassa a marca de R$ 40 bilhões. Uma parcela deste valor poderia ser aplicado em saúde, educação, ou em segurança pública;

7) O PT precisa voltar às origens, e dar mais voz principalmente a lideranças como Olívio Dutra, que não mudaram sua ideologia em troca de cargos ou status. Isso é coisa da direita, e alguns companheiros beberam da fonte e gostaram;

8) Precisamos lançar veículos de comunicação, como revistas, jornais, e até mesmo comprar espaço em TVs, mas precisamos difundir uma pauta voltada ao pensamento da esquerda, com objetivos claros e projetos, focando mais na construção coletiva de propostas, como o PT sempre fez. Esta história que nos fez apaixonar e amar nosso partido, e hoje nos faz pensar que estamos órfãos;

9) A direita está lançando projetos e ações para enfraquecer ainda mais a esquerda, como “escola sem partido”, mudança de currículos escolares, afrontas ao estado democrático de direita, entre outras afrontas, e nós estamos parados, no canto à espera do nocaute?

Por favor, não desistam de nossa militância!  Nos convoquem e vamos dar a resposta! Saudações

Por Fabiano Rodrigues Almeida, filiado desde 2002 no diretório do PT em Rio Grande (RS), técnico em enfermagem e trabalha no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, para a Tribuna de Debates do IV Congresso. Saiba como participar.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores