Senador Fabiano Contarato é escolhido novo líder do PT no Senado Federal

Reunião de atuais e novos senadores da bancada durou cerca de três horas, e serviu também para debater participação do PT na próxima Mesa Diretora

Site do PT

Imagem/foto: Site do PT

Em janeiro do ano passado o senador Fabiano Contarato (ES) se filiava ao PT e era recebido com festa por parlamentares, dirigentes, representantes de movimentos sociais. O presidente Lula, que participou virtualmente da cerimônia, afirmou na ocasião que “não é todo o dia que nasce um político da postura, do caráter, da dimensão de Fabiano Contarato – uma obra – prima de ser humano”. O senador, por sua vez, reafirmou a sintonia com o PT, pelo compromisso com o povo, e com todas as bandeiras do partido.

Pois nesta quarta-feira (18) Contarato foi escolhido o novo líder da bancada do PT no Senado. E a reunião foi especial, porque reuniu os atuais e os futuros senadores e senadoras do PT, que tomarão no dia 1° de fevereiro, data a partir da qual Contarato lidera os colegas.

“Recebo com imensa alegria e senso de responsabilidade a missão de ser o líder da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado. Agradeço a confiança e o apoio dos meus companheiros de luta na Casa. Trabalharei incansavelmente para que o governo do presidente Lula seja vitorioso nas decisões da Casa e consigamos promover justiça social, emprego, saúde, educação e segurança para nosso povo voltar a ser feliz de novo”, anotou numa rede social logo depois da decisão dos colegas.

Pessoalmente e pelas redes, também recebeu os cumprimentos os colegas de bancada. A começar pelo atual líder, Paulo Rocha (PA), que se despede da Casa no final de janeiro.

“Desejo um excelente trabalho e serenidade neste momento tão importante do nosso país. O PT e o Brasil ganham muito com um nome de peso como o seu à frente da nossa bancada”, expressou Paulo Rocha.

Outro colega que deixa a Casa no final do mês, Jean Paul Prates, que deve assumir em breve a Petrobras, derramou elogios ao amigo.

“É um dos melhores parlamentares com quem tive o prazer de conviver no Senado. Sua capacidade política e sua sensibilidade vão nos ajudar a superar os anos sombrios que vivemos e construir um futuro promissor para todos e todas! Parabéns ao amigo e companheiro Contarato”, desejou.

Já Rogério Carvalho (SE) escreveu: “Grande companheiro Contarato. Comece essa jornada acreditando que é possível. Teremos muita honra em tê-lo como nosso líder neste momento de reconstrução do Brasil. Que os nossos esforços desafiem as impossibilidades”.

Humberto Costa (PE) ressaltou a capacidade do novo titular do cargo: “Contarato é um companheiro guerreiro, combativo. Nossa bancada ganhará muito com a liderança dele em um momento tão desafiador para a história do Parlamento e do Brasil. Tenho certeza de que fará um grande trabalho à frente do nosso grupo de senadores”.

Fabiano Contarato tem mandato até 2026. Ele foi delegado da Polícia Civil no estado e professor de direito. Também foi delegado titular da Delegacia de Delitos do Trânsito no Espírito Santo e chefiou o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). Primeiro homossexual assumido a ser eleito para o Senado brasileiro, Contarato também integrou o grupo de trabalho do governo de transição que debateu medidas para as áreas de Justiça e Segurança Pública.

A reunião da bancada que elegeu Contarato também tratou da eleição da Mesa Diretora do Senado, que deve acontecer logo depois da posse dos novos senadores. O PT discute possíveis espaços de decisão que irá disputar na composição da nova Mesa da Casa.

Do PT no Senado