Fake news ataca PT cearense: criminalização do cristianismo é mentira

PL de deputados petistas propunha proibir atos discriminatórios por motivos de religião

Site do PT

Bolsonarismo mente sistematicamente

Seguem os ataques ao PT no Nordeste. Circula nas redes a falsa informação de que deputados estaduais do PT do Ceará apresentaram projeto de lei para “proibir manifestações religiosas (diga-se cristãs), sob pena de prisão e multas”.

Os parlamentares citados são Elmano de Freitas, Acrísio Sena, Fernando Santana e Moisés Braz, que propuseram o PL 578/2019. Ao contrário do que afirma a desinformação, o projeto de lei propunha proibir atos discriminatórios por motivos de religião.

“Queremos, portanto, assim, preservar o direito de fé do nosso povo, da sua crença e evitar que nós tenhamos intolerância. Fundamentalmente, nós queremos respeito a religiosidade e a fé do nosso povo seja a religião que ele tenha”, afirma Elmano de Freitas em vídeo que detalhava a proposta. O PL se baseava em demandas de lideranças de matriz africana, mas não foi adiante.

As tentativas de associar o PT à perseguição religiosa vêm de anos. Já resgatamos aqui na Verdade na Rede que, em 1994, o boato era de que Lula forçaria a unificação de todas as igrejas evangélicas e que, em 2002, espalhou-se a mentira de que Lula fecharia igrejas e perseguiria evangélicos.