Famílias agricultoras mostram como produzir no Semiárido

Encontro apresenta casos de sucesso de reuso da água no cultivo de alimentos saudáveis

Agricultura Familiar Debulhando o feijao Regi„o de remanescentes quilombolas Mostardas - Rio Grande do Sul

A resistência das famílias agricultoras e a capacidade de experimentar sistemas simples de captação de água usada (servida) para enfrentar os longos períodos de estiagem no Semiárido está sendo mostrada nesta quinta (31) e sexta-feira (1), em Campina Grande (PB), do encontro “Manejo da água servida para a produção de alimentos saudáveis”.

No assentamento Vitória, zona rural de Campina Grande (PB), está sendo montada a Unidade Demonstrativa de reúso de águas. Além da produção de forragem pela comunidade, a instalação servirá para desenvolver estudos de viabilidade das tecnologias de captação de água de chuva e de reuso de águas, com o intuito de dotar comunidades rurais de sistemas simplificados de abastecimento de água e de reuso.

Com participação do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e da Articulação Semiárido Brasileiro (Asa Brasil), o encontro reúne famílias agricultoras e técnicos sobre manejo da água servida para a produção de alimentos saudáveis. A Asa está representada pela ONG Patac e do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú paraibanos.

O Insa desenvolve projetos que avaliam o potencial e a viabilidade do uso de águas residuárias para recuperação de áreas degradadas e na exploração de espécies florestais com potencial madeireiro; analisam a produção de forragem e madeira em um sistema agroflorestal fertirrigado com água residuária em solos degradados.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil