Faz o L: 40% dos brasileiros acham que sua situação financeira melhorou, diz CNI

Além disso, 67% acreditam que a própria situação econômica vai melhorar nos próximos seis meses

Tânia Rêgo/Agência Brasil

CNI: entre os que consideraram a situação financeira atual como ótima ou boa, 54% responderam que houve melhoria em comparação com os últimos seis meses

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que para 40% dos brasileiros a situação financeira melhorou na comparação com os seis meses anteriores. Outros 20% responderam que o cenário piorou.

Entre os entrevistados que consideraram a situação financeira atual como ótima ou boa, 54% responderam que houve melhoria em comparação com os últimos seis meses.

Já entre os que indicaram que a situação financeira era regular, 41% afirmaram que ela ainda é melhor do que seis meses atrás.

LEIA MAIS: Efeito Lula: inflação fecha dentro da meta em 2023, após 2 anos de estouro

Entre os que classificaram a situação financeira atual como ruim ou péssima, 15% disseram que o cenário está melhor que seis meses atrás. Metade desse segmento afirmou que a situação financeira piorou muito.

A pesquisa, feita pelo Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem, ouviu presencialmente 2.004 pessoas com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades da federação.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

LEIA MAIS: “O Brasil está terminando o ano de forma excepcional”, comemora Lula

Otimismo

A CNI levantou também que 67% dos brasileiros acreditam que a própria situação econômica vai melhorar nos próximos seis meses. Para 22%, ela permanecerá inalterada, e 8% acreditam que ficará pior. Além disso, o levantamento aponta que 33% tiveram aumento do poder de compra nos últimos seis meses, enquanto 29% informaram que diminuiu.